sexta-feira ,14 maio 2021
  • canal tempo real no youtube
Home / Geral / Vereadores pedem esclarecimentos sobre classificação de Guarapari com “risco alto” para Covid-19

Vereadores pedem esclarecimentos sobre classificação de Guarapari com “risco alto” para Covid-19

Em recente publicação do Mapa de Gestão de Risco, com vigência entre os últimos dias 8 a 14 de fevereiro, o Governo do Estado classificou Guarapari como município de “risco alto” de contaminação pela Covid-19.

Comércio no centro de Guarapari no Espírito Santo
No atual decreto restaurantes funcionam até às 20h e bares não podem abrir Foto: Tell Miranda

O que gerou um impacto negativo em diversas áreas da economia local e restrições ainda maiores aos horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, além de prejuízos às atividades turísticas na cidade.

Por esses motivos, na tarde desta quarta-feira (10), os vereadores Dr. Franz Tristão de Almeida (PP) e Carlos Eduardo dos Santos Nascimento (Cidadania) – presidentes das Comissões Permanentes de Saúde e de Turismo, respectivamente – enviaram ofícios às Secretarias de Saúde do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal, solicitando informações e esclarecimentos sobre os critérios utilizados para que Guarapari figure na lista dos municípios capixabas com risco alto de contaminação pela doença.

Entre outros questionamentos, os parlamentares pediram dados referentes ao cadastro  de notificações do novo coronavírus em Guarapari e explicações acerca das circunstâncias que levaram o município a esta classificação elevada no Mapa de Risco da Covid-19, no Estado. 

Os vereadores também solicitaram informações detalhadas sobre a Matriz de Risco de Convivência – considerando a relação da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias, bem como o coeficiente de casos ativos do município nos últimos 28 dias. 

No ofício, eles também apresentaram requerimento de informações sobre a Matriz de Vulnerabilidade, considerando a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19. Ou seja: a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença.

Você pode Gostar de:

Covid-19: Prefeitura de Guarapari abre agendamento para aplicação da primeira dose em pessoas com comorbidades e idosos acima de 60 anos neste sábado

A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), abre neste sábado (08), a partir das 11h, o agendamento da primeira dose para pessoas com comorbidade.