quinta-feira ,15 abril 2021
  • canal tempo real no youtube
Home / Geral / Veja as regras para as cidades com risco alto de contaminação da Covid-19

Veja as regras para as cidades com risco alto de contaminação da Covid-19

Os municípios com o risco alto de contaminação da covid-19 ficarão com eventos sociais proibidos e parques fechados na semana do Reveillon. A cidade de Guarapari é uma das oito cidades. Os outros municípios com risco alto são: Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Governador Lindenberg, Guarapari, Irupi, Linhares, Mantenópolis e São Mateus.

Barreiras foram montadas nas entradas de Guarapari, mas muitos moradores e turistas informaram que não está tendo fiscalização Foto: Tell Miranda

Segundo um motorista de Van que veio de Minas Gerais para Guarapari, e passou pela barreira sanitária no Trevo da Br 101 na manhã deste sábado (26), não existe conferência do número de passageiros, “só faz o cadastro só, porque eles não estão olhando o número de passageiros não, eu passei aqui na barreira sanitária, eles só pediram para poder colar no para-brisa, a comprovação do cadastro com o endereço para onde o pessoal está indo”.

De acordo com as medidas da Matriz de Risco do Governo do Espírito Santo, os oito municípios com o risco alto (vermelho), vão ter algumas restrições previstas na Portaria de nº 226-R, de 21 de novembro, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com as alterações trazidas pelas portarias 233 e 251.

 

Oito municípios do Espírito Santo estão em risco alto para Covid-19. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (25) com a atualização do 37º Mapa de Risco da Covid-19, do Governo do Estado. A nova classificação entra em vigência na próxima segunda-feira (28) e domingo (3). O município de Guarapari é um deles.

A nova classificação também aponta que, dos 78 municípios capixabas, 19 estão classificados em risco baixo e 51 estão em risco moderado. Os oito municípios com risco alto são: Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Governador Lindenberg, Guarapari, Irupi, Linhares, Mantenópolis e São Mateus.

Classificação de risco

Risco Alto: Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Governador Lindenberg, Guarapari, Irupi, Linhares, Mantenópolis e São Mateus.

Risco Moderado: Afonso Cláudio, Águia Branca, Alto Rio Novo, Anchieta, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Itapemirim, Itarana, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Piúma, Ponto Belo, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Risco Baixo: Alegre, Apiacá, Boa Esperança, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Itaguaçu, Iúna, Jaguaré, Laranja da Terra, Muqui, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, São José do Calçado e Vila Pavão.

Cálculo

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Você pode Gostar de:

Um adolescente de 17 anos e uma criança são baleadas em tentativa de assalto em Anchieta

Uma família viveu momentos de terror no final da tarde deste domingo (12), no bairro Mãe-Bá, em Anchieta.