terça-feira ,20 outubro 2020
Home / Geral / Uso de tablets e celulares geram problemas na coluna de jovens e crianças

Uso de tablets e celulares geram problemas na coluna de jovens e crianças

happy children holding digital tablet

Se antes os problemas na coluna eram resultado do tempo, hoje cada vez mais cedo as pessoas têm cultivado hábitos que facilitam o desenvolvimento de problemas nas costas. Por conta disso, é comum encontrar jovens e crianças com dores ocasionadas pelo uso de tablets e celulares, já que o uso destes propicia a curvatura da coluna.

tablet2

Entre os males, estão fortes dores de cabeça, sensibilidade excessiva do couro cabeludo e incômodo atrás dos olhos. Os especialistas dizem que são crescentes os casos de dores ligadas a tensões na nuca e no pescoço, causadas pelo tempo inclinado em uma posição indevida para visualizar a tela do celular ou do tablet, devido à pressão nas partes frontais e traseiras do pescoço.

 Quadro crescente

Segundo o Ministério da Saúde, os problemas na coluna integram quadro das doenças crônicas não transmissíveis mais comuns no Brasil, e a tendência é de crescimento no número de casos, segundo o doutor Lourimar Tolêdo, responsável pelo Serviço de Cirurgia da Coluna Vertebral da equipe de ortopedia do Hospital Metropolitano: “O constante uso de aparelhos tecnológicos com a postura incorreta propicia o surgimento de males à coluna logo cedo”, ressalta.

tablet

 Postura incorreta

Com a utilização dos aparelhos com a postura incorreta, as mãos e dedos sofrem com o movimento repetitivo de digitação; os ombros são sobrecarregados pelo esforço de segurar o aparelho sempre na mesma posição e o pescoço é sobrecarregado por segurar a cabeça sempre para baixo.

“Entre as formas de evitar ou aliviar as dores, podemos destacar a pausa na utilização, a cada 40 minutos e o uso de apoio para o braço. Manter o centro da tela na altura dos olhos também é uma boa dica para evitar a inclinação da cabeça. Para prevenir qualquer doença na coluna, o alongamento também é indicado como prática regular, o corpo não deve ficar parado”, completa Tolêdo.

Com informações de Samira Rebuli

Você pode Gostar de:

Portugal entra em situação de calamidade devido ao agravamento da pandemia de Covid-19 na Europa

O agravamento da pandemia de Covid-19 fez Portugal decretar o status de “situação de calamidade” a partir …