quinta-feira ,13 agosto 2020
Home / Geral / Urgente: Governador anuncia suspensão das aulas da Rede Estadual a partir desta terça (17)

Urgente: Governador anuncia suspensão das aulas da Rede Estadual a partir desta terça (17)

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou, na tarde desta segunda-feira (16), a suspensão das aulas das escolas da Rede Pública Estadual a partir dessa terça-feira (17).

A decisão foi tomada durante reunião da Sala de Situação, dentro das ações de prevenção à disseminação do novo Coronavírus (Covid-19). A decisão também se baseou no Decreto de Estado de Emergência em Saúde Pública no Espírito Santo, publicado nesta data no Diário Oficial.

De acordo com o governador, as escolas permanecem abertas até a próxima sexta-feira (20), com a presença dos diretores, prestando as orientações e adequações necessárias.

Já a partir da próxima segunda-feira (23), as unidades estarão fechadas. Ele explica que a antecipação dos 15 dias das férias escolares de julho neste momento visa reduzir o prejuízo do calendário acadêmico.

Até o momento, a decisão é válida apenas para as escolas da Rede Estadual, mas o Governo do Estado está em diálogo com o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (SINEPE/ES) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) para que a suspensão seja estendida também para a rede privada e municipal de educação.

Casagrande destacou que durante esta semana, professores e diretores devem permanecer nas escolas para acolher os estudantes que precisarão estar presentes durante estes dias para que as famílias possam se adaptar a esse momento. “Esses profissionais deverão ficar em uma área reservada da unidade escolar para evitar muito contato, senão, essa medida não vai adiantar nada”, disse.

O secretário de Estado da Educação, Vítor de Angelo, anunciou que estão sendo estudadas formas de oportunizar a refeição aos alunos nesse período de suspensão. “Identificaremos escolas-polo, que ficarão abertas para servir as refeições para os que precisam”, disse. Ainda de acordo com ele, os alunos não terão prejuízo de conteúdo, uma vez que serão recuperados, enquanto os professores receberão todas as orientações pelos diretores escolares.

Recomendação

Durante a transmissão, o governador Casagrande fez um apelo para que as pessoas que estejam com alguma virose, que fiquem 14 dias recolhidas em casa e, após orientação médica, fiquem afastadas do trabalho, mesmo não tendo feito o teste de coronavírus.

“A pessoa com virose fica mais susceptível, fragilizada. Então a nossa decisão é dar ao trabalhador essa condição de que, por prescrição médica ela possa ficar isolada por 14 dias. Todas essas decisões são para que se diminua a circulação de pessoas, o contato entre as pessoas. Mas os procedimentos de prevenção, como a higienização das mãos ainda é fundamental para evitar a contaminação”, pontuou o governador.

Você pode Gostar de:

Prisões e apreensões em Guarapari

Várias prisões e apreensões durante a quinta-feira(06) em Guarapari.Os materiais apreendidos e os detidos foram …