• canal tempo real no youtube
Home / Geral / Transmissão de coronavírus no Brasil começou antes do primeiro caso confirmado, diz pesquisa

Transmissão de coronavírus no Brasil começou antes do primeiro caso confirmado, diz pesquisa

O novo coronavírus já era transmitido no Brasil antes da confirmação do primeiro caso, no início de fevereiro, concluiu pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) em parceria com a universidade de Oxford, no Reino Unido.

O estudo, divulgado pela Globo, analisou quais mutações do coronavírus infectaram mais de 400 brasileiros até abril. Nos pacientes pesquisados, foram encontradas 104 variações do vírus. Três delas conseguiram se espalhar e podem ter vindo da Europa na época do Carnaval.

“O primeiro caso foi exatamente detectado numa terça-feira de Carnaval. Então, provavelmente, esses casos chegaram um pouco antes, uma semana, 10 dias, e começaram a replicar aqui”, explicou Ester Sabino, professora do Departamento de Moléstias Infecciosas da USP.

Os primeiros casos confirmados de Covid-19 foram diagnosticados entre o fim de fevereiro e o começo de março, em pacientes que tinham voltado da Europa. Entretanto, dois moradores do Rio de Janeiro infectados com o vírus no começo de março, antes que o estado tivesse declarado a transmissão comunitária, não tinham saído do país nem entrado em contato com algum viajante.

“Nos casos dos vírus que foram transmitidos internamente aqui no Brasil, a gente não conseguiu ter uma comparação perfeita, mas o que se chegou de maior semelhança foi com o material genético do coronavírus publicado na China”, relatou Emerson Gasparetto, vice-presidente médico da Dasa.

Em outra pesquisa, a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) encontrou partículas do novo coronavírus em duas amostras de esgoto colhidas em Florianópolis, em novembro e dezembro de 2019.

“Esse vírus já estava presente aqui nas amostras de esgoto em novembro. Provavelmente outros locais – não só aqui em Santa Catarina e até no Brasil e nas Américas – se for feita uma busca retroativa, é bem possível que se encontre também”, disse Patrícia Stoco, pesquisadora da UFSC.

Até a última sexta-feira (17), o Ministério da Saúde contabilizou 2.046.328 casos de coronavírus no Brasil e 77.851 mortes. Nas últimas 24 horas, foram registrados 34.177 novos pacientes e 1.163 óbitos.

Fonte: Yahoo

Você pode Gostar de:

Drogas são apreendidas em Guarapari

Na noite desta terça (27), durante patrulhamento de rotina, uma equipe de policiais militares visualizou um indivíduo em atitude suspeita no Bairro Santa Mônica, que foi abordado e, após busca pessoal, foi encontrado em sua posse 224 pedras de crack e a quantia de R$ 150,00 reais.