• canal tempo real no youtube
Home / Geral / Trabalhadores de limpeza urbana e resíduos sólidos começam a ser vacinados no Espírito Santo

Trabalhadores de limpeza urbana e resíduos sólidos começam a ser vacinados no Espírito Santo

O Governo do Espírito Santo iniciou, nesta segunda-feira (12), a vacinação de mais um grupo prioritário do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19: dos profissionais da limpeza urbana e de resíduos sólidos. O início da imunização foi marcado por um ato simbólico, com participação do governador Renato Casagrande, realizado em uma empresa de serviços ambientais em Vila Velha com a vacinação de 20 funcionários.

A expectativa é que 6.614 pessoas desse grupo sejam vacinadas com 20% das doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde ao Estado, que também serão destinadas aos demais grupos prioritários. Para a operacionalização da vacinação realizada pelos municípios, a Secretaria da Saúde (Sesa) recomenda que o grupo prioritário seja imunizado nas empresas que prestam serviços.

Em sua fala, o governador destacou a importância de quem está recebendo a vacina contra o novo Coronavírus (Covid-19) manter todos os protocolos de biossegurança. “Ainda estamos perdendo muitas pessoas por dia e precisamos continuar nos cuidando. Atingimos 60% da população adulta com a primeira dose e mais de 22% da população adulta já foi completamente imunizada. O Espírito Santo é modelo de gestão da pandemia, com a abertura de leitos, na aplicação da vacina, na fé e na confiança da ciência”, pontuou.

Casagrande também falou sobre a importância da vacinação dos profissionais da limpeza urbana e de resíduos sólidos. “Hoje iniciamos a imunização desse grupo prioritário que é muito importante, pois são trabalhadores que têm contato direto com material que pode estar contaminado. Por isso, reforçamos a importância de também separar o material contaminado e avisar com um bilhete para que nossos profissionais da limpeza urbana possam separar e coletar de forma adequada”, comentou.

De acordo com a Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de nº 116 e o definido pela Lei 14.026/2020, serão considerados trabalhadores de limpeza urbana e de resíduos sólidos aqueles que ocupam os seguintes critérios: “Constituídos pelas atividades e pela disponibilização e manutenção de infraestruturas e instalações operacionais de coleta, varrição manual e mecanizada, asseio e conservação urbana, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos domiciliares e dos resíduos de limpeza urbana”.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, comemorou mais um passo importante na imunização dos capixabas e destacou a dedicação e desempenho dos municípios na campanha de vacinação contra a Covid-19. “As vacinas representam uma grande esperança para todo mundo e hoje é um dia de muita alegria. O Espírito Santo adotou uma metodologia de distribuição de vacinas que foi inovadora em todo País, e com isso conseguimos antecipar vários grupos prioritários, como é o caso dos trabalhadores de limpeza urbana. Aproveito a oportunidade de parabenizar a dedicação e empenho dos municípios capixabas na vacinação”, ressaltou.

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, reforçou a importância dessa parceria entre Estado e os municípios para o avanço da imunização da população. “Se hoje o Espírito Santo tem organização e estamos aqui vacinando esse grupo prioritário, isso se deve ao governador, que é um grande líder e tem administrado bem as vacinas. Assim que as doses chegam ao Estado, o Governo já as distribui para os municípios e Vila Velha é o município que mais aplica as vacinas e vai continuar vacinando até que todo cidadão canela-verde esteja imunizado”, declarou.

Também estiveram presentes no ato simbólico, a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin; o gerente de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso; a secretária municipal de Saúde de Vila Velha e presidente do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES), Cátia Lisboa.

Depoimentos

“Fiquei ansiosa quando soube da nossa vacinação. Agora estou extremamente emocionada. A palavra de ordem é gratidão, gratidão, gratidão. Agradeço a Deus e ao Governo do Estado por nos priorizar. Estaremos mais seguros fazendo o nosso trabalho e também diminuindo o risco para as nossas famílias que nos esperam todos os dias em casa” – Adriana Morais, analista administrativa de uma das empresas que administra a limpeza pública na Grande Vitória

“Este momento foi esperado por todos nós e não tenho palavras para expressar minha felicidade e alívio. Agora vamos trabalhar mais despreocupados, vamos nos sentir mais seguros. Agradecemos a valorização da nossa profissão” – Alex da Silva Farias, coletor em Vila Velha

Você pode Gostar de:

Mulher abraçou o marido para o amante matar em Castelo

Uma mulher abraçou o marido para que o amante o estrangulasse. O crime aconteceu em …