quinta-feira ,28 janeiro 2021
  • canal tempo real no youtube
Home / Geral / Servidores do Detran|ES participam de treinamento para salvar vidas

Servidores do Detran|ES participam de treinamento para salvar vidas

Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), profissionais da Polícia Militar (PMES), do Corpo de Bombeiros (CBMES) e do Samu 192 participaram, nessa quarta-feira (23), do curso “Pare o Sangramento, Salve uma Vida”. A programação faz parte das ações do Detran|ES na Semana Nacional de Trânsito no Estado em parceria com profissionais da Aliança Capixaba do Bem.

O curso, disponibilizado pelo Colégio Americano de Cirurgiões, é voltado para o treinamento, principalmente de pessoas leigas, para realização de manobras de combate à hemorragia, atuando como 1º socorrista nos sangramentos que ameacem a vida, como em casos de acidentes de trânsito com vítimas, e também em acidentes domésticos, no trabalho ou na natureza e em vítimas de agressão.

A diretora Técnica do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto, destacou que a oferta do curso no Espírito Santo surgiu da necessidade de apoio aos socorristas que atendem acidentes dessa natureza e consideram de grande importância o treinamento de mais pessoas que saibam atuar imediatamente no atendimento a vítimas com sangramentos que ameacem a vida e, por isso, foi inserida na programação da Semana Nacional de Trânsito.

“O sangramento é uma das maiores causas de morte e consideramos que o treinamento de servidores e agentes de trânsito do Detran|ES pode contribuir para salvar vidas na atuação deles no trânsito. A multiplicação desse conhecimento é importante porque qualquer pessoa pode se ver diante de um acidentado com sangramentos graves e saber agir nesses momentos, fazendo o primeiro atendimento até a chegada do socorro, pode ser determinante para que aquela pessoa tenha sua vida salva”, disse Édina de Almeida Poleto.

O médico e instrutor do curso ‘Stop the Bleeding, Save a Life’, Caio Duarte, explicou como saber atuar no sangramento em uma vítima de trauma pode salvar uma vida. “Nós estamos na Semana Nacional de Trânsito e é importante pensar por que pacientes morrem em um acidente. Muitos morrem por causa do sangramento, o que é uma causa evitável. Por isso, é de extrema importância que toda a comunidade saiba evitar esse sangramento e saiba atuar numa situação dessa. Com medidas simples, como as que explicamos neste curso, você pode salvar uma vida.”

O curso contou com a parte teórica sobre os procedimentos em caso de identificação de um sangramento em uma vítima de acidente ou agressão e a parte prática com o treinamento dos participantes nas técnicas aprendidas. Os participantes receberão certificação internacional do Colégio Americano de Cirurgiões.

A servidora e agente de trânsito do Detran|ES, Rosângela Barcelos Santos, participou do treinamento e acredita que será importante na sua atuação. “Como o treinamento foi específico para hemorragia, acho que em uma situação como essa podemos agir em defesa da vida do condutor tomando as primeiras atitudes de salvamento necessárias até que chegue o socorro específico”, ressaltou.

Durante a Semana Nacional de Trânsito, o Detran|ES promove ações educativas, observando os cuidados necessários à prevenção do novo Coronavírus (Covid-19), nas vias com maior fluxo e altos índices de acidentes, atividades conjuntas com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), apoio e participação em ações da Campanha de Combate a Hemorragia e Coagulopatia do Trauma, em parceria com o grupo Aliança Capixaba do Bem, e campanha publicitária.

Tell Miranda

Jornalista e radialista

More Posts - Website

Você pode Gostar de:

Motociclista fica ferido após se envolver em acidente em Guarapari

Um motociclista ficou ferido no início da noite deste sábado (23), por volta das 18h15 na rodovia do sol, na altura do bairro Nova Guarapari, após se envolver em um acidente com um carro.