segunda-feira ,18 janeiro 2021
Home / Geral / Semáforo inteligente ensina conceitos de física aos alunos do Atendimento Educacional Especializado

Semáforo inteligente ensina conceitos de física aos alunos do Atendimento Educacional Especializado

Pensando na adaptação curricular para atender os alunos com necessidades especiais, a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Misael Pinto Neto, em Aracruz, desenvolveu um semáforo inteligente com programação em arduino nas aulas da disciplina de Física.

Além da sincronização normal das luzes com suas cores, o semáforo conta com um display que transmite a informação por áudio, de sinal “aberto” ou “fechado”, informando se a pessoa deve prosseguir ou parar.

“O objetivo do projeto foi entrar no mundo da criança com deficiência e fazê-la se sentir igual a todos e com as mesmas oportunidades de aprender. Ao mesmo tempo, o projeto mostra aos alunos sem deficiência a importância da empatia, de se colocar no lugar do outro e, com isso, criar um universo de aprendizagem onde todos se respeitem”, afirmou o professor de Física, Fabrício Antunes.

A aluna Leticia Rocha ficou muito feliz porque o semáforo foi confeccionado pelo seu próprio pai, um parceiro da escola. “Eu acho muito importante esse tipo de aula, porque nos ensina a nos preparar para o trânsito de verdade, nas ruas”, disse.

Você pode Gostar de:

A conta chegou: 14 dias após fim do ano, casos de Covid explodem e especialistas alertam que ‘vai ficar pior

Exatamente 14 dias após o ápice das aglomerações promovidas pelas festas de final de ano, o Brasil atravessa seu pior momento desde o início da pandemia da Covid-19.