Home / Geral / Secretaria da Saúde divulga 5º boletim de Covid-19

Secretaria da Saúde divulga 5º boletim de Covid-19

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES), recebeu, nesta terça-feira (03), mais duas amostras de pacientes que se enquadravam nos protocolos do Covid-19. Contudo, as duas amostras apresentaram a presença do vírus da influenza, ou seja, foi descartada a presença do novo coronavírus.

Com isso, o Centro de Operações Estratégicas (COE) da Sesa contabiliza cinco casos suspeitos da doença no Estado, sendo quatro amostras já encaminhadas anteriormente para o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro, e a que estava em análise, nessa segunda-feira (02), no Lacen, e que deu negativo para a presença dos vírus testados no Estado.

Nos cinco casos suspeitos os pacientes são residentes da Grande Vitória e apresentam histórico de viagem recente a um dos países relacionados nos critérios do Ministério da Saúde para definição de caso suspeito do Covid-19. Eles apresentam quadro clínico leve, sem sinais de gravidade sendo, nesses casos, indicado o isolamento domiciliar de acordo com o protocolo adotado no Brasil.

Como prevenir

Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.

– Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;

– Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;

– Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal;

– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

Você pode Gostar de:

Primeira morte suspeita por coronavírus no ES

Um marinheiro de 40 anos morreu nesta quarta-feira (1) com suspeita do novo coronavírus. De …