terça-feira ,3 agosto 2021
  • canal tempo real no youtube
Home / Geral / Saiba a importância de os adultos se vacinarem contra sarampo

Saiba a importância de os adultos se vacinarem contra sarampo

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, prorrogada até o próximo dia 31 de agosto, tem público-alvo formado por adultos de 20 a 49 anos, faixa etária cujos dados epidemiológicos, em 2019, mostram que é a população que apresenta o maior número casos confirmados.  

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 47,8% de casos confirmados de sarampo, em 2019, foram entre a população de 20 a 49 anos. 

A importância da imunização de adultos se dá devido à susceptibilidade ao adoecimento pelo sarampo e também à facilidade que têm em transmitir a doença às pessoas mais vulneráveis, como as crianças e os imunodeprimidos, indivíduos cujos mecanismos normais de defesa contra infecções estão comprometidos, que são os grupos mais propensos a complicações pela doença, podendo deixar sequelas e causar a morte. 

O Brasil permanece em surto de sarampo em todas as regiões, somando 7.212 casos confirmados em 2020. Até o último dia 31 de julho, o Espírito Santo tinha 35 casos notificados, 34 descartados, um caso em investigação e nenhum confirmado. 

A Secretaria da Saúde (Sesa) estima que 1,7 milhão de pessoas nesta faixa etária precisam receber a dose extra da vacina contra o sarampo, ou seja, receber uma dose adicional mesmo que tenham recebido a vacina anteriormente. A população de 20 a 49 anos tem até o dia 31 de agosto para se vacinar. A imunização está ocorrendo nas 493 salas de vacinação dos 78 municípios do Estado.

Você pode Gostar de:

Adolescente de 13 anos é assassinado em Vila Velha

O adolescente de 13 anos, acusado de esfaquear a vizinha em Vila Velha, na madrugada desta quinta-feira (29), foi encontrado morto nesta manhã, na rua César Alcure, em São Torquato. Samuel Gonçalves Dias foi jogado na beira da rua, mas a suspeita inicial é que ele tenha sido morto no alto do morro, a 300 metros do local onde o corpo foi encontrado, já que lá em cima a polícia encontrou vestígios de sangue e marcas de tiro. As polícias Civil e Militar estão na região, aguardando a chegada da perícia. Segundo as primeiras investigações, Samuel teria sido capturado por traficantes de madrugada, logo depois de ter esfaqueado um auxiliar de estoque, de 29 anos. Eles teriam torturado o garoto e, pela manhã, o executaram.