segunda-feira ,1 junho 2020
Home / Geral / Prevenção do câncer na mulher: exames indicados para cada idade

Prevenção do câncer na mulher: exames indicados para cada idade

Eles podem ajudar a detectar diferentes tipos da doença

mama

A partir dos 40 anos, além do autoexame nos seios, todas as mulheres precisam realizar anualmente a mamografia. Esta é a uma das principais recomendações para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O que muitas não sabem é que existem outros exames simples que devem ser feitos de acordo com a idade e que podem auxiliar na detecção de diferentes tipos da doença.

“Um exemplo é o preventivo, que precisa ser feito anualmente a partir dos 18 anos ou no início da vida sexual. Ele pode identificar o câncer de colo do útero por meio do material coletado”, afirma o rádio-oncologista Persio Freitas, do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV).

persio-ed
Rádio-oncologista Persio Freitas

Tratamento

Para Persio Freitas, o maior benefício do diagnóstico precoce na vida dos pacientes está na chance de cura, que é maior quando a doença é descoberta ainda na fase inical.

Dados

 O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima mais de 596 mil novos casos da doença no Brasil até o final de 2016. Entre as mulheres, algumas das maiores incidências serão de cânceres de mama (57.960), cólon e reto (17.620), colo do útero (16.340) e pulmão (10.860).

Veja abaixo uma lista de seis exames recomendados para as mulheres de acordo com a idade

Preventivo

A partir dos 18 anos ou no início da vida sexual. O exame é feito por um ginecologista, que colhe o material no colo do útero.

Mamografia

Depois dos 50 anos, deve ser feita anualmente. As pessoas com casos de câncer de mama na família precisam começar o acompanhamento mais cedo, por volta de 35 anos.

mamografia

Ultras-som endovaginal

Após os 45 anos, deve ser feita a cada ano para pesquisa dos ovários e do endométrio.

Sangue oculto nas fezes

O exame de fezes para verificar se há sangue oculto nelas deve ser feito anualmente depois dos 50 anos de idade. Quem tem histórico de câncer de intestino na família precisa realizar colonoscopia. 

Tomografia de torax

Quem tem mais de 55 anos e fuma ou parou de fumar há menos de dez anos deve fazer tomografia de tórax de baixa dosagem anualmente.

Endoscopia

É o método mais eficiente para visualizar o interior do estômago e verificar possíveis lesões, permitindo realizar biopsia e avaliação citológica. Recomendável a partir dos 50 anos.

Exames sem indicação de idade mínima

Exame de pele

Pessoas de pele clara ou com muitas pintas precisam fazer o exame de pele anualmente com o dermatologista.

Hemograma Completo

Por meio do hemograma é possível medir os níveis dos glóbulos vermelhos e brancos e das plaquetas, permitindo avaliar as condições da medula óssea, onde as células sanguíneas são produzidas. Fazê-lo anualmente pode ajudar no diagnóstico da leucemia.

Exame de Urina

É capaz de verificar a presença de sangue na urina, que geralmente é um sinal de infecções benignas, mas pode ser um indicativo de câncer na bexiga. Faz parte dos chamados “exames de rotina” solicitados por um clínico geral.

Por Samira Rebuli

 

Você pode Gostar de:

Após denúncia, profissional de saúde com Covid-19 é encontrada trabalhando em estabelecimento particular

A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria de Saúde (Semsa), recebeu na última semana,  denúncias …