quinta-feira ,21 novembro 2019
Home / Geral / Ossada humana descoberta durante restauração de prédio histórico em Curitiba é considerada ‘achado arqueológico’

Ossada humana descoberta durante restauração de prédio histórico em Curitiba é considerada ‘achado arqueológico’

Ossada humana foi encontrada no Palácio Belvedere — Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Uma ossada humana descoberta durante as obras de restauração do Palácio Belvedere, no Centro Histórico de Curitiba, é considerada um “achado arqueológico”, de acordo com a prefeitura.

Incêndio destruiu o espaço, que era referência da arquitetura no estilo Art Noveau, em Curitiba — Foto: Tony Mattoso/RPC

Construído entre 1912 e 1915, o edifício é tombado pelo Patrimônio Histórico do Paraná.

O Palácio Belvedere foi parcialmente destruído por um incêndio em dezembro de 2017 e está sendo restaurado. Ele é uma referência arquitetônica do estilo “Art Noveau” na cidade.

Escavações

Segundo a administração municipal, a ossada humana foi encontrada durante escavações das obras de restauração.

Para o prefeito Rafael Greca (DEM), a ossada pode ser do capitão Manoel de Paula Guimarães que, em 1808, construiu o antigo cemitério da igrejinha de São Francisco de Paula.

Nova sede da Academia Paranaense de Letras

O Palácio Belvedere estava fechado há anos e foi alvo de vândalos, que picharam o espaço. O edifício histórico fica na Praça João Cândido, perto das Ruínas de São Francisco.

Meses antes do incêndio, Rafael Greca tinha dito que liberaria recursos para readequar o Belvedere e transformá-lo na nova sede da Academia Paranaense de Letras.

Edifício está sendo restaurado, após incêndio — Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Agora, a Prefeitura de Curitiba informou que o espaço art nouveau deve ficar pronto ainda este ano e que vai abrigar a Academia Paranaense de Letras e um café literário quando for reaberto.

Em agosto do ano passado, o Conselho Municipal de Patrimônio liberou R$ 385 mil para ajudar nas obras de reforma do Palácio Belvedere.

O Belvedere foi erguido pelo prefeito Cândido de Abreu para facilitar a observação da Serra do Mar.

Espaço vai abrigar a nova sede da Academia de Letras do Paraná, segundo a Prefeitura de Curitiba — Foto: Lucilia Guimarães/SMCS                                                                                                   Fonte: G1

Você pode Gostar de:

Detran|ES divulga lista de suplentes do CNH Social nesta segunda-feira (18)

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) abrirá mais uma oportunidade para os …