domingo ,26 setembro 2021
  • canal tempo real no youtube
Home / Geral / Novembro Azul: Sejus realiza exames para detecção do câncer de próstata

Novembro Azul: Sejus realiza exames para detecção do câncer de próstata

A Secretaria da Justiça (Sejus), por meio da Gerência de Saúde Prisional, preparou ações de prevenção e cuidado contra o câncer de próstata no Sistema Prisional do Estado. Desde o início deste mês, exames de Antígeno Prostático Específico (PSA) são realizados em internos acima de 45 anos para marcar a campanha de conscientização Novembro Azul, mês mundialmente dedicado à prevenção da doença.

Os exames são realizados nas unidades prisionais com o objetivo de prevenir ou detectar o câncer de próstata. A expectativa é que 1.200 exames sejam realizados em 100% da massa carcerária elegível.

De acordo com a subgerente de Enfermagem do Sistema Penal, Camila Leal Cravo Duque, o câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

“O diagnóstico precoce faz toda a diferença para o tratamento da doença e é por isso que realizamos anualmente o exame de PSA no sistema prisional. O PSA é um exame realizado através da coleta de sangue. Caso o médico verifique alguma alteração no resultado, o paciente é encaminhado para o especialista”, explicou a subgerente de Enfermagem.

Os sintomas são:
Vontade de urinar frequente, com dor ou ardor;

Fluxo urinário fraco ou interrompido;
Presença de sangue na urina e/ou no sêmen;
Impotência.

Fatores de risco:
Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;

Estilo de vida;
Obesidade.

Novembro Azul
Novembro foi escolhido para o mês da prevenção masculina porque o dia 17 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que o câncer de próstata representa 29,2% dos casos de câncer nos homens no Brasil.

A prevenção e o diagnóstico precoce são os mais importantes instrumentos para o tratamento e combate do câncer de próstata. Ele é considerado o câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, no entanto, sua evolução é lenta e pode ser diagnosticado no início, favorecendo um tratamento eficaz e a cura.

Tell Miranda

Jornalista e radialista

More Posts - Website

Você pode Gostar de:

Banhista sofre AVC na Praia do Morro em Guarapari

Um banhista de pouco mais de 40 anos passou mal na areia da Praia do Morro em Guarapari no início da tarde deste domingo (19).