• canal tempo real no youtube
Home / Geral / Ministério da Saúde não seguirá com financiamento de pesquisa sobre coronavírus da Universidade de Pelotas

Ministério da Saúde não seguirá com financiamento de pesquisa sobre coronavírus da Universidade de Pelotas

O Ministério da Saúde não renovará o financiamento de uma pesquisa Epicovid, o maior estudo sobre Covid-19 do Brasil. A coordenação é feita pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A informação é do portal G1.

De acordo com Pedro Hallal, reitor da UFPel, o contrato era para a execução das três primeiras fases da pesquisa, que foram encerradas no início de julho. Depois, o ministério da Saúde não se interessou em renovar e seguir com o estudo.

Ao G1, ele afirmou que seria razoável continuar e fazer mais fases da pesquisa. “Infelizmente parece que o Ministério não está interessado, porque não nos procurou mais. Embora a gente tenha manifestado o quanto era importante seguir em mais fases da pesquisa”, lamentou.

O objetivo da universidade é encontrar outra maneira de banca a pesquisa e seguir o estudo. Pedro Hallal garantiu que já há negociações em curso para continuar o trabalho.

Segundo o Epicovid, em dois meses o coronavírus teve a prevalência aumentada de 1,9% em maio para 3,8% em junho. O levantamento também mostrou que o distanciamento social caiu de 23,1% para 18,9%.

Os resultados da pesquisa foram divulgados no dia 2 de junho pelo ministério da Saúde, que deu o estudo como encerrado. “Os resultados, inclusive, foram bastante elogiados pelo Secretário Executivo do ministério”, disse Hallal. “Não existe nenhuma razão científica que justifique a não continuação do financiamento. Agora, se existe alguma outra razão, nós desconhecemos.”

O reitor da UFPel afirmou que esse é o maior estudo epidemiológico do mundo sobre o novo coronavírus e classificou como “triste” a paralisação do estudo por falta de financiamento. “Acho que é um pouco do retrato de como o país trata a ciência e tecnologia”, disse.

Fonte: Yahoo

Você pode Gostar de:

Drogas são apreendidas em Guarapari

Na noite desta terça (27), durante patrulhamento de rotina, uma equipe de policiais militares visualizou um indivíduo em atitude suspeita no Bairro Santa Mônica, que foi abordado e, após busca pessoal, foi encontrado em sua posse 224 pedras de crack e a quantia de R$ 150,00 reais.