quinta-feira ,13 maio 2021
  • canal tempo real no youtube
Home / Geral / Liminar garante circulação de 80% da frota de ônibus em horários de pico em Guarapari

Liminar garante circulação de 80% da frota de ônibus em horários de pico em Guarapari

Uma liminar garante a circulação de 80% da frota nos horários de pico, entre 5h30 e 9h da manhã e das 17h às 20h e 80% da frota programada nesta quarta-feira (28).

Garagem Lorenzutti
Foto: Tell Miranda

Nos demais horários 70% da frota programada. “Em caso de eventual descumprimento dessa decisão, fixo a multa de R$ 30.000,00 por dia de descumprimento (cuja destinação será analisada ao longo dos trâmites processuais), diz parte da liminar.

Clique aqui e veja a liminar

Entenda o caso

Os rodoviários de Guarapari, motoristas e cobradores que trabalham no transporte público da cidade, em protesto paralisaram 70% da frota de ônibus que circulam no município, nesta terça-feira (27).

Segundo o diretor do sindicato Sintrovig, Carlos Cícero, a paralisação ocorreu por conta do atraso nos salários e ticket alimentação dos trabalhadores por parte da empresa Expresso Lorenzutti.

“Desde do ano passado não tivemos reajuste salarial, dividimos o nosso ticket em seis parcelas e mesmo assim a empresa não vem cumprindo seu papel com o trabalhador. Agora eles atrasaram o ticket e o salário, pagaram apenas 46% e no dia 10 vence outro pagamento” explica o diretor.

Ainda de acordo com Carlos, a proposta que foi feita pela empresa não agradou a categoria, por isso eles decidiram fazer a paralisação. Durante esta terça-feira, apenas 12 ônibus estão circulando em toda cidade e a empresa fez a escala das linhas que estão rodando.

O diretor do sindicato finalizou dizendo que se a empresa não fizer uma proposta de acordo que agrade a categoria, a paralisação irá continuar, “estamos abertos para negociar, mas gostaríamos que a população entendesse nossa situação, estamos correndo riscos nesta pandemia e sem conseguir levar o sustento para nossas famílias”.

Em nota a empresa Expresso Lorenzutti explicou a proposta que foi apresentada ao sindicato.

“A empresa informou aos funcionários que apresentou a proposta ao sindicato nos seguintes termos: A empresa creditaria na data de hoje o valor de 250 em ticket alimentação e na sexta feira creditaria mais 200 reais. 

E até terça feira creditaria o valor de 350 reais. Totalizando 750 reais de ticket até terça feira. Isto se for mantido a operação total da frota. O que não foi aceito pelo sindicato da categoria. 

Informamos ainda que diferente do que vem sendo divulgado que a empresa está com atraso de 60 dias no pagamento, essa afirmativa não é verdadeira! 

A empresa pagou metade do salário do dia 10, bem como pagou integralmente a 3 parcela do acordo, ou seja estamos com atraso de 16 dias. Quanto a ticket estamos com atraso de 6 dias…. visto que venceu no dia 20.

Isso com muito esforço, visto que a empresa só pode operar no mês de abril 5 dias, ficando 21 dias parada por força do DEcreto Estadual da pandemia da COVID 19”.

Tell Miranda

Jornalista e radialista

More Posts - Website

Você pode Gostar de:

Árvore é cortada na Praia das Castanheiras em Guarapari

Uma árvore foi cortada da Praia das Castanheiras em Guarapari.