quarta-feira ,22 setembro 2021
  • canal tempo real no youtube
Home / Geral / Hospital Dr. Jayme realiza mais de mil atendimentos psicológicos por mês

Hospital Dr. Jayme realiza mais de mil atendimentos psicológicos por mês

Dentro de uma vida cabem as maiores alegrias do mundo, mas também algumas tristezas. Pacientes internados no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, ao serem escutados, dizem sentir medos, inseguranças, angústias, entre tantos outros sentimentos. Expressar as emoções não é algo simples, mas na unidade o acompanhamento da psicologia hospitalar faz diferença na recuperação desses pacientes. 

“Nosso objetivo é dar suporte, garantindo que atravessem essa fase de internação com resiliência. Consideramos o ser humano em seus muitos aspectos, não apenas o biológico, uma vez que a dimensão psíquica repercute significativamente no adoecer e na cura do sujeito”, explicou a coordenadora da Equipe Multidisciplinar, a psicóloga Nívia Pereira.

O Hospital Dr. Jayme, que passou em 2020 a ser referência no atendimento aos casos graves e potencialmente graves da Covid-19, registrou mais de 20 mil atendimentos psicológicos realizados com pacientes e familiares, entre janeiro de 2020 e julho de 2021. Só este ano, até julho, foram realizados 10.805 atendimentos, uma média 1.543 por mês.

Atualmente, o serviço de psicologia do Hospital Dr. Jayme conta com 11 profissionais. A garantia do atendimento psicológico da unidade é uma das atividades desenvolvidas pelo escopo de assistência integrada da equipe multidisciplinar.

“O adoecimento provoca, muitas vezes, uma desorganização da vida do paciente e de seus familiares, envolvendo, inclusive, mudanças de hábitos e de identidade (despersonalização). A figura do psicólogo é importante para que haja uma escuta e acolhimento do sofrimento. Para que haja auxílio nesse processo e humanização das demandas”, contou Nívia Pereira.

Entre os atendimentos realizados este ano, a equipe conta que uma história que chamou atenção dos profissionais foi a do paciente colombiano Elkin Eduardo Sanchez. Morando no Espírito Santo há mais de três anos, o homem de 53 anos foi hospitalizado em decorrência do novo Coronavírus (Covid-19). No Hospital Dr. Jayme, ele recebeu todo suporte à saúde, além do acompanhamento psicológico.

“Foi um trabalho gratificante, apesar do desfecho. Em contato com a família na Colômbia, conseguimos que uma filha viesse acompanhar o pai durante sua internação. Prestamos todo o suporte ao paciente e a sua filha e garantimos que o luto fosse vivido e o adeus aceito. Ana Cristina voltou para a Colômbia com a certeza de que o pai teve o melhor atendimento possível”, contou Gabriela Andrade, psicóloga que acompanhou o caso. 

Covid-19

Desde 2020, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves é referência no atendimento aos casos graves e potencialmente graves da Covid-19. Neste cenário, os psicólogos têm realizado atendimentos com foco em auxiliar o paciente e a família, e em desenvolver recursos internos para lidar com todas as questões que envolvem a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), como o distanciamento familiar, uma doença nova e ameaçadora à vida, bem como o rompimento temporário na dinâmica de vida anterior à doença.

Dia do Psicólogo

O Dia do Psicólogo ocorre em 27 de agosto e será marcado no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves por um momento de oração. O setor de Capelania vai reunir os profissionais para agradecer pelo trabalho desempenhado e motivá-los para novos desafios.

Você pode Gostar de:

Empresário morto em queda de avião já foi proprietário de fazenda com 28 escravos na BA

O empresário Celso Silveira Mello Filho, morto na queda do avião com outras 6 vítimas em …