O município de Guarapari está classificado como risco alto de contágio para o covid-19, a partir desta segunda-feira (1). Com a mudança de risco moderado para alto, um novo decreto passa a valer com novas medidas de restrições em relação às atividades econômicas e sociais. O decreto é válido até domingo (7).
Segundo a nova portaria, de 23 de janeiro de 2021, entre as determinações tem alterações nos horários de comércios, bares e restaurantes.
Os bares não tem permissão para abrir e os comércios podem funcionar até às 20h de segunda à sexta-feira e aos sábados até às 16h. Aos domingos apenas os serviços essenciais podem abrir.

Confira as novas restrições:
- Academias: podem funcionar apenas as atividades não aeróbicas, restritas a treinos de baixo impacto.
- Instituições de ensino: suspensão de todas as atividades presenciais da rede pública e privada, com exceção de cursos livres.
- Bares: não podem funcionar.
- Cinemas, teatros, circos e similares: estão proibidos de funcionar, exceto no formato drive-in.
- Espaço de lazer e recreação infantil: não podem funcionar.
- Estabelecimentos comerciais, galerias e centros comerciais: podem funcionar de segunda a sexta-feira até às 20h, no sábado até às 16h.
- Eventos em geral, corporativos, acadêmicos, técnicos e científicos, sociais e esportivos: proibida a realização.
- Parque de diversões e similares: não podem funcionar.
- Lanchonetes, restaurantes, lojas de conveniência, distribuidora de bebidas alcoólicas e similares: de segunda a sexta-feira, até às 20h, no sábado, até às 16h. Com proibição do consumo presencial de bebidas alcoólicas em distribuidoras de bebidas, lojas de conveniência e similares.
- Shopping centers: funcionamento de segunda a sexta-feira, até às 20h, e, no sábado, até às 16h.
- Unidade de conservação ambiental e todos os parques municipais: visitações proibidas.