• canal tempo real no youtube
Home / Geral / Governo anuncia implantação do Giosp no Espírito Santo

Governo anuncia implantação do Giosp no Espírito Santo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), implantou, nesta sexta-feira (13), o Grupo Integrado de Operação de Segurança Pública (Giosp), em cerimônia realizada no Gabinete do Governador, no Palácio Anchieta, em Vitória.

O grupo vai auxiliar nas operações, municiando os policiais que estão nas ruas com informações recebidas nas inteligências de cada órgão.

O Giosp tem como objetivo reunir representantes das Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Federal, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria da Justiça (Sejus), além da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública em um mesmo espaço físico, para troca de informações, em tempo real, sobre a criminalidade organizada no Espírito Santo.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Roberto Sá, destacou que o Giosp é mais um grande passo de estruturação no combate ao crime:

“Essa é mais uma entrega. Já fizemos a entrega da Desarme [Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos], criamos a Divisão de Combate à Corrupção e agora esse grupo para monitoramento inteligente da criminalidade.

Com o Giosp, vamos monitorar os líderes dessas organizações que insistem em cometer crimes violentos no Espírito Santo. Eles precisam saber que serão punidos e essa é mais uma ferramenta de combate para aumentar a nossa eficácia”, afirmou.

O governador Renato Casagrande lembrou que o trabalho conjunto e a integração entre órgãos fazem parte dos princípios da atual administração. “Tenho tido a alegria em ver o nível de integração, com a participação de tantas instituições importantes na área da segurança.

Todo mundo vive as angústias de ter um efetivo baixo e essa integração ajuda. O trabalho estratégico de inteligência é fundamental. Em um mundo com tanta informação, se não focarmos no que desejamos, podemos nos perder. Por isso, um trabalho focado e integrado vai nos trazer melhoras significativas”, apontou.

O secretário de Estado da Justiça, Luiz Carlos Cruz, disse considerar a criação do Giosp um marco para o combate ao crime organizado no Espírito Santo. “A criação do Giosp é um marco importante para tratar de forma integrada a segurança pública com a segurança prisional.

Acreditamos que a reunião de forças irá contribuir de forma significativa para a diminuição da criminalidade e dos índices de violência”, pontuou.

Você pode Gostar de:

Drogas são apreendidas em Guarapari

Na noite desta terça (27), durante patrulhamento de rotina, uma equipe de policiais militares visualizou um indivíduo em atitude suspeita no Bairro Santa Mônica, que foi abordado e, após busca pessoal, foi encontrado em sua posse 224 pedras de crack e a quantia de R$ 150,00 reais.