domingo ,27 setembro 2020
Home / Geral / Fisioterapeuta dá dicas para curtir o carnaval sem risco de lesões

Fisioterapeuta dá dicas para curtir o carnaval sem risco de lesões

O carnaval começa amanhã, e a turma que adora a época já está nos preparativos para cair na folia.

Os foliões se preocupam com a roupa ou fantasias que vão usar, optando em sua maioria pelas mais confortáveis e alegres, fazem as compras de comida e bebidas. Mas, será que alguém se preocupa com possíveis lesões que podem ser causadas devido a maratona do carnaval?

A fisioterapeuta Daiany Ricieri, da Posturart Pilates e Fisio, explica que as lesões articulares e por fadiga muscular são as mais comuns, “elas são causadas pelo excesso de tempo na mesma posição, de pé, ou em posturas que o corpo do indivíduo não está acostumado a ficar por muito tempo”.

fep-4442
Fisioterapeuta Daiany Ricieri

Para aproveitar o carnaval sem correr risco de lesões, Daiany destaca que primeiramente a medida seria preventiva, ou seja, começar a praticar atividades de fortalecimento muscular antes do carnaval. A profissional informa que o calçado utilizado durante as festas pode ajudar a evitar as lesões.

 “Não use salto alto nem sandálias rasteiras, pois não tem sistema de amortecimento, sobrecarregam a região lombar e a planta dos pés. O calçado mais adequado é o tênis. Tênis de caminhada com amortecimento adequado para absorver o impacto sobre as articulações”, esclarece.

Outra dica importantíssima segundo a fisioterapeuta é ingerir bastante água e evitar permanecer muito tempo na mesma posição, “procurar sentar, descansar bastante para retomar a maratona na folia”.

E de acordo com ela o tempo de descanso de um dia para o outro é o que mais influencia na prevenção de lesões, “fazer  alongamentos antes de ir para a festa também pode ajudar. Mas deve-se lembrar que nada em excesso será bom nessa hora, querer forçar demais, não ajudará principalmente para os sedentários de plantão”.

E para não seguir as dicas e tiver alguma lesão, a fisioterapeuta aconselha” Se a pessoa estiver com dores articulares, deve-se colocar compressa de gelo por 30 minutos na região, aliado a um bom descanso, e evitar ficar em posturas que desencadeiam a dor para que a lesão não se agrave e estrague a folia”.

O mais importante é prevenir sempre, por isso sigam as dicas para evitar os desconfortos e dores, “aconselhamos a seguirem essas dicas de prevenção, e não deixe a dor te pegar. Lembre-se: prevenir é sempre melhor”, finaliza Daiany.

Você pode Gostar de:

95 municípios podem ter de realizar segundo turno nas Eleições Municipais de 2020

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 95 municípios com mais de 200 mil …