quinta-feira ,13 maio 2021
  • canal tempo real no youtube
Home / Geral / Feriado de 1º de maio: Veja o que irá funcionar na Grande Vitória

Feriado de 1º de maio: Veja o que irá funcionar na Grande Vitória

O funcionamento de lojas, galerias, centros comerciais, lanchonetes, restaurantes, shopping centers, entre outros, está permitido nos municípios classificados como de Risco Alto em todos os feriados.

Comércio no centro de Guarapari no Espírito Santo
Avenida Roberto Calmon, Centro de Guarapari Foto: Arquivo/ Tell Miranda

A informação foi divulgada pelo Governo do Espírito Santo nesta quinta-feira (29). 

Com a mudança na classificação do Mapa de Risco em que cidades do Espírito Santo, inclusive da Grande Vitória, passaram do risco extremo para o alto, o governo do Estado decidiu flexibilizar as regras, permitindo o funcionamento de alguns setores durante os feriados. 

Antes, esses setores só estavam liberados em determinados dias da semana. Veja como fica o funcionamento neste sábado (1).

Comércio 

De acordo com informações publicadas no guia, o funcionamento de estabelecimentos comerciais, galerias e centros comerciais, será limitado, de segunda a sexta-feira, ao horário das 10h às 18h, e, no sábado, até às 10h às 14h.

Shoppings

Os shoppings podem funcionar de segunda a sexta-feira, de 12h às 20h, e, no sábado, das 12h às 16h. 

Restaurantes

As lanchonetes, cafeterias, restaurantes, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas e similares poderão funcionar, entre 10h e 20h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h no sábado.

Também está permitida a comercialização de lojas, galerias, centros comerciais, lanchonetes, restaurantes, shopping center, etc, com a retirada pelo cliente de produtos em área externa do estabelecimento (take away).

Ônibus

Os serviços regulares de transporte coletivo municipal/metropolitano podem funcionar de segunda-feira à sábado e estão suspensos apenas no domingo e feriados. Nos demais dias existe uma limitação ao horário de funcionamento, permitido das 5:00 as 22:00. 

Ônibus circulando em Guarapari
Foto: Tell Miranda

Academias

As academias podem funcionar, desde que respeitem as regras. Está proibida a realização de atividades aeróbicas e é necessário limitar o número de alunos por área do estabelecimento, conforme Portaria SESA nº 226, Art. 11, §2º. De acordo com o decreto, deve ser feita a limitação de até 20 alunos por horário de agendamento, respeitando o limite de 15m² por aluno.

Classificação

RISCO EXTREMO: Domingos Martins, Ecoporanga, Mimoso do Sul, Pedro Canário e Santa Teresa.

RISCO ALTO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.

RISCO MODERADO: Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Laranja da Terra, Marilândia, Mucurici, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã, Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão e Vila Valério.

Com informações do Folha Vitória

Você pode Gostar de:

Professores e idosos com mais de 60 anos serão vacinados contra a Influenza em Guarapari

A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia na próxima terça-feira (11) a vacinação de professores e idosos de 60 anos ou mais, contra a influenza H1N1, atual grupo da 23ª Campanha Nacional.