A reportagem foi exibida no Fantástico, da TV Globo neste domingo (27) e mostrou o grave quadro a respeito da resolução de homicídios no Brasil.
Segundo dados do Instituto Sou da Paz, em 11 Estados do País, 70% dos assassinatos não são solucionados.
A organização analisou informações públicas de Ministérios Públicos e polícias. E o trabalho não foi fácil, já que apenas 11 Estados enviaram dados completos sobre esse tipo de crime para o instituto. Outros dez mandaram informações incompletas e seis não enviaram nada.
A exceção no País nesse quesito de resolução de homicídios fica para o Distrito Federal, onde 92% dos casos são esclarecidos em até dois anos. Os pesquisadores argumentam que o tamanho da população em relação aos outros estados e a pequena quantidade de crimes também ajudam a explicar o índice.
Especialistas argumentam que a falta de investimentos, a pouca produção de dados e “vontade política” são considerados alguns dos motivos principais para os números ruins.
De toda a população carcerária brasileira (pouco mais de 773 mil detentos), menos de 10% são de condenados por assassinato.
Fonte: Yahoo