• canal tempo real no youtube
Home / Geral / Espírito Santo assume liderança em ranking de boas práticas no combate a Covid-19

Espírito Santo assume liderança em ranking de boas práticas no combate a Covid-19

O Espírito Santo assumiu a primeira colocação no Ranking Covid-19 dos Estados, divulgado quinzenalmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP), utilizando a metodologia do Ranking de Competitividade dos Estados. O Espírito Santo ficou em primeiro lugar com uma nota de 22,37. Quanto mais próximo de zero, melhor é a colocação da Unidade da Federação em relação ao enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Os dados são relativos ao último dia 14.

No ranking anterior, o Espírito Santo figurava em quinto lugar. Agora, o Estado é seguido por Maranhão (23,67), Amapá (25,48), Paraíba (25,86) e Acre (26,51) entre os melhores classificados. Nas últimas colocações estão: Roraima (49,77), Distrito Federal (47,23), Mato Grosso (45,45), Pará (40,85) e Goiás (39,75). Para se chegar ao número final, o ranking estabiliza os números de cada um dos nove indicadores e multiplica pelo peso de cada indicador e faz um cálculo de 0 a 100.

Ao comentar os resultados, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lembrou que o Governo do Estado se organiza desde o mês de janeiro para o enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19), época em que a doença não havia sido sequer reconhecida como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “O Espírito Santo está desde o final de janeiro e o início de fevereiro se preparando para enfrentar a pandemia. Começamos com as medidas restritivas logo no início dos casos. Não esperamos virar a transmissão comunitária para que pudéssemos desde já achatar a curva e conseguir consolidar a rede pública de saúde para não colapsar”, disse.

De acordo com Casagrande, a Rede de Saúde do Espírito Santo suportou o grande contingente de pacientes da doença ao longo dessa pandemia, fato que acabou não acontecendo em outros lugares. “Vimos muitos Estados e até países desenvolvidos com a rede pública colapsada e aqui no Espírito Santo conseguimos, até o momento, estar um passo à frente da pandemia”, apontou Casagrande, ressaltando o trabalho realizado pelas Secretarias e Órgãos do Governo do Estado no combate à Covid-19.

“Criamos leitos equivalentes a mais de 13 hospitais de campanhas utilizando a rede pública de saúde, deixando esse um legado aos capixabas. Estamos realizando um alto número de testes, maior que a média nacional; realizamos o Inquérito Sorológico para entender o vírus; criamos o Mapa de Gestão de Risco, que segue em atualização constante e também implantamos o Plano de Convivência com a pandemia, para que a gente possa retomar nossas vidas dentro do novo normal. Já estamos liderando os rankings de transparência nas compras emergenciais nesse momento e agora esse resultado nos dá certeza que estamos seguindo o caminho certo”, afirmou o governador do Espírito Santo.

O Ranking Covid-19 dos Estados considera os seguintes indicadores: Proporção de Casos de COVID-19 e SRAG, percentual de Mortes de COVID-19 e SRAG, expansão logarítmica (Ln) da evolução semanal de COVID-19 e SRAG, Isolamento Social e seu Delta de diferença de Isolamento entre clusters, e o Índice de Transparência. As fontes utilizadas são o DataSUS, Fiocruz, Google e Open Knowledge Brasil. Esses indicadores interligados, a partir da metodologia consolidada de Rankeamento do CLP, têm o propósito de identificar boas práticas e orientar a tomada de decisão dos Governos a partir de dados e evidências.

Você pode Gostar de:

Drogas são apreendidas em Guarapari

Na noite desta terça (27), durante patrulhamento de rotina, uma equipe de policiais militares visualizou um indivíduo em atitude suspeita no Bairro Santa Mônica, que foi abordado e, após busca pessoal, foi encontrado em sua posse 224 pedras de crack e a quantia de R$ 150,00 reais.