sexta-feira ,14 maio 2021
  • canal tempo real no youtube
Home / Geral / ES deve receber doses de vacina para imunizar todo grupo prioritário até o fim do mês

ES deve receber doses de vacina para imunizar todo grupo prioritário até o fim do mês

A Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (12), que Novas doses de vacina contra o novo coronavírus devem chegar ao Espírito Santo ainda em fevereiro. 

Idosos acima de 90 anos começam a ser vacinados contra covid-19 em Guarapari
Cerca de 82% dos profissionais de saúde e idosos com mais de 90 anos já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19 no estado. Foto: Divulgação

“Acreditamos que até o final de fevereiro e início de março chegue novas doses para vacinar 100% dos profissionais da saúde. Compreendemos como trabalhadores da saúde, profissionais tanto com curso técnico ou superior, e também aquelas pessoas que não têm formação, mas trabalham em unidade de saúde, em um hospital. Vamos receber doses para vacinar 100% desse grupo e também dos idosos acima de 90 anos”, afirmou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

Neste momento, segundo Reblin, não há doses suficientes para terminar a vacinação dos dois grupos considerados prioritários no Espírito Santo. 

Esses grupos totalizam cerca de 147 mil pessoas e, de acordo com o painel de vacinação do governo, 82% delas foram imunizados com a primeira dose.

“A medida que elas chegarem, serão destinadas para esses idosos e para profissionais de saúde”, disse.

Ao todo, o Espírito Santo recebeu 207.420 doses de vacinas, sendo três lotes da CoronaVac e um da Oxford/AstraZeneca. Dessas, 168.421 já foram distribuídas, sendo 121.135 delas para a aplicação da primeira dose e 47.286 para a segunda aplicação.

Para que, em caso de atraso na chegada dos imunizantes, os vacinados não ficassem sem a segunda dose, Reblin explicou que o Espírito Santo tem as unidades guardadas para serem distribuídas aos municípios conforme necessidade.

“Da AstraZeneca, que só recebemos um lote e tem um prazo maior de aplicação entre as doses, nós aplicamos tudo”, disse.

O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, informou que, caso essas doses não cheguem, ao menos 10 municípios podem ficar sem vacina.

“Precisamos de mais vacinas e nos incomoda a possibilidade de que acabem as doses nos próximos dias em 10 municípios do estado. Temos toda uma capacidade de instalação ficando ociosa em plena pandemia. O país está vivendo mais de mil mortes por dia. Temos pressa pela vacina”, declarou Nésio.

Com informações do G1.

Você pode Gostar de:

Covid-19: Prefeitura de Guarapari abre agendamento para aplicação da primeira dose em pessoas com comorbidades e idosos acima de 60 anos neste sábado

A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), abre neste sábado (08), a partir das 11h, o agendamento da primeira dose para pessoas com comorbidade.