segunda-feira ,12 abril 2021
  • canal tempo real no youtube
Home / Geral / Em menos de um mês, Espírito Santo já registrou mais de 17 mil novos casos da Covid-19 em capixabas de 20 a 39 anos

Em menos de um mês, Espírito Santo já registrou mais de 17 mil novos casos da Covid-19 em capixabas de 20 a 39 anos

Desde o início de março até a atualização do Painel Covid-19 dessa segunda-feira (29), 17.562 mil capixabas de 20 a 39 anos tiveram resultado positivo para o novo Coronavírus no Espírito Santo. Em relação aos óbitos, foram registradas 44 mortes na faixa etária de 20 a 39 anos, desde início de março até segunda-feira (29), uma média 1,5 mortes por dia só este mês.

“Hoje, o que observamos enquanto vigilância é que pessoas mais jovens estão se contaminando e o desfecho óbito acontecendo com mais frequência. Não é só achar que será uma gripe ou que por ser saudável, que pratica esportes etc. não poderá desenvolver a doença. Está mais que provado que essa narrativa não é verdadeira. O essencial e importante é não se contaminar, é não se colocar em risco”, alertou a chefe do Núcleo Especial de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Larissa Dell’Antonio.

Uma preocupação para além do crescimento de casos no público jovem, é o aumento acelerado da curva de novos casos e óbitos pela Covid-19 em todo Estado. Diferentemente das fases anteriores, o crescimento não tem acompanhado uma base extensa, no que para a saúde representa um tempo hábil para adequar a rede de assistência e garantir o acesso aos leitos aos casos graves. 

“É uma composição do acelerado contágio da doença e também da sua gravidade. O que indica também que estamos frente a uma variante que se dissemina de forma mais rápida e mais grave. A variante inglesa é sabidamente mais contagiante e letal”, informou o infectologista e referência técnica do Núcleo Especial de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Raphael Lubiana Zanotti.

Diante do cenário de crescentes novos casos da Covid-19 e de óbitos em outras faixas etárias e não somente nas de idosos, a chefe do Núcleo Especial de Vigilância Epidemiológica complementa. “Todos nós precisamos nos cuidar, mesmo aqueles que já tiveram a doença anteriormente. O vírus mutou e pode fazer novas mutações. Mas, as medidas de prevenção continuam as mesmas. Respeite o distanciamento social, use máscara e higienize as mãos”, instruiu.

Dados Covid-19 de 20 a 39 anos

O Espírito Santo registrou, até essa segunda-feira (29), de acordo com dados do Painel Covid-19, 158.662 mil casos entre a população de 20 a 39 anos, desde o início da pandemia no Estado, com um total de 275 óbitos. Só em 2021, foram 45.952 mil novos casos e 86 óbitos.

De fevereiro a março de 2021, houve um aumento de 54,4% no número de novos casos nesta faixa etária e um aumento de 158,8% no número de mortes em um mês. 

Além disso, até a última quarta-feira (24), os casos positivos entre 20 e 39 anos representavam 44,8% do total dos casos no Estado, ou seja, dos 35.264 testes positivos durante o mês de março até aquela data, 15.827 pertenciam a este grupo. Em fevereiro, de 30.700 testes positivos, eles representavam 37% do total.

Você pode Gostar de:

Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Vitória

Adolescente é morto com tiro na cabeça

Um adolescente de 17 anos foi assassinado com mais de quatro tiros no bairro Vista da Serra II, na Serra, na Grande Vitória, na madrugada desta quarta-feira (7).