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Dia do Consumidor: Procon consegue resolver 95% das demandas de reclamação

Hoje, dia 15 de março é comemorado o Dia Internacional do Consumidor, o Procon, Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, como o próprio nome já indica é o órgão que se destina a proteger e defender, os direitos e interesses dos consumidores exercendo as funções de acompanhamento e fiscalização das relações de consumo.

De acordo, com a Gerente do Procon de Guarapari Luciana Gonçalves, as principais  reclamações são das empresas de telefonia celular, bancos e lojas de eletrodomésticos. Em relação aos bancos os consumidores reclamam das cobranças indevidas, quando eles alegam que a pessoa adquiriu um serviço e ela desconhece, já as lojas de eletrodomésticos é por conta dos problemas nos produtos.

Mas as grandes campeãs de reclamação são as telefonias, “todos os dias temos consumidores reclamando de problemas em relação ao celular, seja por cobrança indevidas nas contas, como por descontos sem motivo em crédito do celular”, destaca Luciana.

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Equipe do Procon em Guarapari, no centro o Supervisor Rhadson Monteiro

Segundo, o Supervisor do Procon Municipal Rhadson Monteiro, o órgão atende cerca de 30 consumidores todos os dias. Esse número aumentou desde do mês de janeiro, quando a nova gestão assumiu e procurou realizar mais atendimentos diários, “quando começamos nosso trabalho, fizemos um diagnóstico de setor que apontava que eram realizados apenas 10 atendimentos por dia. O aumento também aconteceu na parte de fiscalização aos comércios”, explica Rhadson.

Outra mudança foi em relação ao sistema, que agora é todo informatizado para facilitar os atendimentos. Agora quando um consumidor chega no Procon ele já passa por uma triagem prévia para identificar qual é a sua reclamação, assim além do controle é possível identificar se realmente é algo de competência do órgão ou deve ser encaminhado para o Juizado de Pequenas Causas.

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Consumidores passam por uma triagem para facilitar na hora do atendimento

O supervisor explica que Procon faz primeiramente o trabalho conciliatório, que é fazer o contato com a parte jurídica das empresas através do telefone, caso eles não consigam entrar em um acordo são realizadas as audiências, onde um representante do órgão acompanha o consumidor. “Para a empresa é muito custoso chegar a esse ponto, porque ela tem que contratar um advogado, para fazer a defesa prévia, fora as multas. Então a ideia do Procon é sempre tentar resolver pelo telefone”.

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Laércio já conseguiu resolver um problema com uma telefonia através do Procon 

E o resultado é positivo, das demandas de reclamações que passam pelo órgão, 95% são resolvidas. Como foi o caso do empresário Laércio Oliveira, ele conta que procurou o Procon por conta de uma cobrança em uma fatura da empresa de telefonia e conseguiu resolver o problema de imediato. Diante da solução encontrada, ele procurou novamente o órgão por conta de uma empresa de TV a cabo ter colocado o nome da esposa de forma indevida no Serviço Central de Proteção ao Crédito, SCPC.

Como a esposa do Laércio trabalha e não tem tempo para ir resolver o problema, a esposa dele preencheu uma autorização que o Procon disponibiliza para que ele conseguisse representa-la. Essa autorização fica disponível na sede do órgão na cidade, basta preencher e levar um documento para conferir a assinatura. 

Quando devo procurar o Procon?

É importante lembrar que o consumidor só deve procurar o órgão, depois de tentar o contato o fornecedor, ou seja, com a empresa ou prestador de serviços, nem que seja apenas para informar a empresa que ela vai entrar no Procon, o Supervisor aconselha para que isso seja feito sempre que possível através do sistema de SAC da empresa com o número de protocolo, porque com esse número fica muito mais fácil de resolver o problema.

Depois de fazer isso basta levar o CPF, comprovante de residência, Nota Fiscal do produto, contrato em caso dos serviços ou alguma forma que comprova o acordo entre o consumidor e o fornecedor.

O Procon de Guarapari fica localizado na Rua Teotônio Ferreira Lima, na esquiva da Avenida Praiana, número 124, no bairro Praia do Morro, mesmo local onde funciona à Secretaria de Fiscalização. O horário de funcionamento são das 8 às 18 horas, mas o atendimento ao público só inicia à partir das 10h da manhã. Os telefones de contato são: (27) 3262-5149 / 3261-5513 / 3262-7534.

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