• canal tempo real no youtube
Home / Geral / Cuidados com hipertensão arterial em tempos do novo Coronavírus

Cuidados com hipertensão arterial em tempos do novo Coronavírus

O Dia Mundial da Hipertensão Arterial foi lembrado no domingo (17), uma data voltada à conscientização da população para a prevenção da doença e o tratamento adequado. Em tempos do novo Coronavírus (Covid-19), o cuidado com a saúde do coração precisa ser redobrado.

A hipertensão arterial é o fator de risco mais comum para doenças do coração. No Espírito Santo, estima-se cerca de 1,3 milhão de hipertensos e a doença é um dos fatores que estão mais presentes nos casos graves do Covid-19.

Segundo dados do Painel Covid-19 divulgados nesta sexta-feira (15), a letalidade para aqueles com doenças cardíacas é de 13,29%. Dos 260 óbitos pela doença no Estado até esta sexta-feira (15), 145 apresentaram comorbidades cardíacas.

Segundo o cardiologista Werther Clay Monico Rosa, referência técnica em Diabetes e Hipertensão da Secretaria da Saúde, é importante que o paciente cardiopata não deixe de dar continuidade ao tratamento que já era realizado antes da pandemia.

“É essencial ao paciente que o tratamento não seja descontinuado. Não há justificativa para deixar de lado os cuidados diários, como medicação, dieta e atividade física, de modo a seguir todos os protocolos de segurança. Além disso, não deixar de procurar o médico em casos de novos sintomas, em caso de a pressão não estar controlando ou de emergências”, informou o cardiologista.

 
Prevenção e controle:

– Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;

– Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;

– Praticar atividade física regular;

– Aproveitar momentos de lazer;

– Abandonar o fumo;

– Moderar o consumo de álcool;

– Evitar alimentos ricos em açúcar (carboidratos);

– Manter boa qualidade de sono; 

– Manter as metas para tratamento do diabetes sob controle.

Você pode Gostar de:

Drogas são apreendidas em Guarapari

Na noite desta terça (27), durante patrulhamento de rotina, uma equipe de policiais militares visualizou um indivíduo em atitude suspeita no Bairro Santa Mônica, que foi abordado e, após busca pessoal, foi encontrado em sua posse 224 pedras de crack e a quantia de R$ 150,00 reais.