quinta-feira ,4 junho 2020
Home / Geral / Cuidados com hipertensão arterial em tempos do novo Coronavírus

Cuidados com hipertensão arterial em tempos do novo Coronavírus

O Dia Mundial da Hipertensão Arterial foi lembrado no domingo (17), uma data voltada à conscientização da população para a prevenção da doença e o tratamento adequado. Em tempos do novo Coronavírus (Covid-19), o cuidado com a saúde do coração precisa ser redobrado.

A hipertensão arterial é o fator de risco mais comum para doenças do coração. No Espírito Santo, estima-se cerca de 1,3 milhão de hipertensos e a doença é um dos fatores que estão mais presentes nos casos graves do Covid-19.

Segundo dados do Painel Covid-19 divulgados nesta sexta-feira (15), a letalidade para aqueles com doenças cardíacas é de 13,29%. Dos 260 óbitos pela doença no Estado até esta sexta-feira (15), 145 apresentaram comorbidades cardíacas.

Segundo o cardiologista Werther Clay Monico Rosa, referência técnica em Diabetes e Hipertensão da Secretaria da Saúde, é importante que o paciente cardiopata não deixe de dar continuidade ao tratamento que já era realizado antes da pandemia.

“É essencial ao paciente que o tratamento não seja descontinuado. Não há justificativa para deixar de lado os cuidados diários, como medicação, dieta e atividade física, de modo a seguir todos os protocolos de segurança. Além disso, não deixar de procurar o médico em casos de novos sintomas, em caso de a pressão não estar controlando ou de emergências”, informou o cardiologista.

 
Prevenção e controle:

– Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;

– Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;

– Praticar atividade física regular;

– Aproveitar momentos de lazer;

– Abandonar o fumo;

– Moderar o consumo de álcool;

– Evitar alimentos ricos em açúcar (carboidratos);

– Manter boa qualidade de sono; 

– Manter as metas para tratamento do diabetes sob controle.

Você pode Gostar de:

Câmara marca votação do orçamento e reajuste dos agentes de saúde para sexta-feira (05)

O presidente da Câmara, vereador Enis Gordin (PSB), marcou duas sessões extraordinárias para a próxima …