sexta-feira ,22 outubro 2021
  • canal tempo real no youtube
Home / Geral / Chove mais que o esperado para o mês inteiro na Serra

Chove mais que o esperado para o mês inteiro na Serra

O Espírito Santo, mais uma vez, registrou muita chuva durante a noite de quarta-feira (10)e madrugada desta quinta-feira (11).

A cidade mais atingida do estado foi Serra, onde nas últimas 24 horas choveu mais que do que a média prevista para o mês inteiro. O município registrou acumulado de 181 milímetros.

Carro ficou preso em buraco aberto por ponte que caiu (Foto: Renata Silva/Facebook)

Os dados foram divulgados na manhã desta quinta, pela Defesa Civil do Estado, no período que se encerrou às 6 horas. 

De acordo com a Climatempo, a média histórica de chuva para o mês de março é de 142 milímetros. Na noite anterior, de terça (09) para quarta-feira, a cidade havia registrado 40 mm.

Também foram registrados acumulados expressivos de chuva em Vitória (75mm), Santa Leopoldina (69 mm), Itaguaçu (65 mm), Guaçuí (64 mm), Afonso Cláudio (64 mm) e Santa Teresa (61 mm). Os demais municípios capixabas registraram acumulados abaixo de 51 mm.

Segundo a Defesa Civil, durante a noite houve queda do muro de uma residência no Bairro Nova Carapina. Também foi registrado deslizamento de terra, com risco de queda de um muro de arrimo, podendo atingir duas casas, onde moram quatro pessoas. Na cidade ainda houve registro de muitas ruas alagadas.

Na Serra, há risco alto de deslizamento e de cheias. Risco moderado de deslizamentos para as cidades de Viana, Santa Maria de Jetibá, Fundão, Vitória, Vila Velha, Cariacica, Marechal Floriano, Laranja da Terra, Nova Venécia, Rio Bananal, Água Doce do Norte, Ibiraçu, Santa Leopoldina, Ibatiba e Santa Teresa.

No total, 65 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas no Espírito Santo. A situação mais complicada continua sendo em Itaguaçu, onde 26 pessoas precisaram deixar suas casas. Vitória possui 18 desalojados e 4 desabrigados, encaminhados ao Abrigo São Cristóvão. Há, ainda, desalojados em Vila Velha (08), Barra de São Francisco (06), Santa Teresa (02) e Laranja da Terra (01).

Previsão do tempo

De acordo com o Incaper, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que está sobre o Espírito Santo começa a perder força nesta quinta-feira, mas o tempo ainda segue instável.

Há previsão de chuva em alguns momentos do dia. As temperaturas seguem estáveis e os ventos sopram com até moderada intensidade entre o litoral norte e o metropolitano.

Para sexta-feira (12), a umidade trazida pelos ventos costeiros mantêm as condições de instabilidade no Espírito Santo.

Previsão de chuva passageira apenas pela manhã na região Nordeste e parte da região Norte. Previsão de chuva em alguns momentos do dia nas demais áreas do estado. 

Já no sábado (13), há previsão de chuva rápida entre a madrugada e manhã no litoral norte e pouca nebulosidade nos demais horários. Pode ocorrer pancadas de chuva em pontos isolados das regiões Sul e Serrana. Não há expectativa de chuva nas demais áreas capixabas.

Com informações do Folha Vitória

Você pode Gostar de:

Vereador, filha de governador e mais três são mortos na fronteira Brasil-Paraguai

Cinco pessoas foram executadas em menos de 24 horas na região de fronteira entre Brasil e Paraguai.