• canal tempo real no youtube
Home / Geral / Casagrande: comércio vai funcionar terça, quinta e sexta na próxima semana em 30 cidades

Casagrande: comércio vai funcionar terça, quinta e sexta na próxima semana em 30 cidades

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou no início da noite desta sexta-feira (16) o novo mapa de risco da covid-19 e regras para o funcionamento do comércio e da circulação do transporte coletivo em todo o Estado a partir da próxima semana.

Devido ao feriado de Tiradentes, na próxima quarta-feira (21), o comércio de rua e shoppings centers em cidades de risco alto poderá funcionar terça, quinta e sexta-feira. “Vamos autorizar o funcionamento na terça para manter o oxigênio das atividades econômicas no Estado”, anunciou.

Ainda em cidades de risco extremo, o transporte público não funcionará para o público em geral no feriado. Assim, na quarta, atenderá somente aos trabalhadores da Saúde. 

Guarapari continua no risco extremo. e o transporte público não funcionará para o público em geral no feriado Foto: Tell Miranda

Educação

Outra novidade é que, em cidades de risco alto, o Governo irá autorizar o atendimento individual dos professores aos seus alunos. Os estudantes não ficarão só limitados ao atendimento virtual nesses lugares. Porém, no risco extremo, as regras continuam as mesmas, ou seja, escolas fechadas para aulas presenciais e desenvolvendo somente atividades remotas ou virtuais. No risco moderado, as aulas presenciais continuam permitidas.

Postos de combustíveis

Casagrande anunciou também que postos de combustíveis estão liberados para funcionar todos os dias, sem limitações de horários.  Eles estavam na lista de atividade essencial mas com funcionamento restrito em relação a dias e horários.

Com o novo mapa, o Espírito Santo tem 30 municípios no risco extremo, 39 em risco alto e nove em risco moderado. Não há nenhum município em risco baixo. “É um sinal de que estamos avançando positivamente. Só avançaremos se tivermos disciplina”, afirmou ao destacar que houve diminuição de municípios em risco extremo, que eram 42 até esta semana. O governador lembrou que neste sábado (17) será o aniversário de um ano do primeiro mapa de risco. “Só não apresentamos o mapa durante os 18 dias de quarentena”, afirma.

Para Casagrande, o Estado já sente efeitos do fechamento das atividades não essenciais dos últimos 18 dias. “Nas duas últimas semanas, o índice de transmissão está em um ponto de estabilidade. Essas duas semanas de estabilidade no Espírito Santo estava alto, de 1,55. Ainda é muito alto, mas já mostrou estabilidade”, aponta. Ele também reforçou que a pressão nas UPAS e PAs diminuiu, ainda que timidamente. “Mas hoje perdemos 82 pessoas. Estamos tendo redução da pressão na entrada, mas vivemos situação de gravidade ainda”, alertou.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO EXTREMO: Águia Branca, Anchieta, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Ecoporanga, Guarapari, João Neiva, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Novo do Sul, Santa Teresa, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.

RISCO ALTO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Conceição do Castelo, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Mantenópolis, Marilândia, Mucurici, Nova Venécia, Piúma, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama, Venda Nova do Imigrante e Vila Valério.

RISCO MODERADO: Brejetuba, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibitirama, Iconha, Itarana, Laranja da Terra e Vila Pavão.

Com informações do Folha Vitória

Você pode Gostar de:

Ambulância envolvida em acidente com mais dois caminhões em Alegre, Sul do ES

Acidente entre caminhões e ambulância deixa feridos

Seis pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo dois caminhões e uma ambulância, na noite de terça-feira (11), na ES-482, em Alegre, no Sul do Espírito Santo.