sábado ,31 outubro 2020
Home / Geral / Caminhada encerra a campanha do Outubro Rosa em Guarapari

Caminhada encerra a campanha do Outubro Rosa em Guarapari

20161027_091855
Caminhada do outubro rosa em Guarapari Foto: Bruna Miranda

Durante todo o mês foi realizada a campanha do outubro rosa, que tem como objetivo principal conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Na manhã desta quinta-feira (27), aconteceu a tradicional caminhada que marca o encerramento de todas as ações que aconteceram nas unidades de saúde durante todo o mês voltadas para o Outubro rosa como: campanhas de conscientização, realização de mamografias e preventivos, além de atendimentos especiais que foram feitos fora do expediente de trabalho dos funcionários.

O Secretário de Saúde de Guarapari, Otávio Postay, destacou que a principal ideia da campanha foi despertar nas mulheres da importância do autoexame de mama, “ a campanha foi voltada para o lema ‘se toque’, isso porque a prevenção começa com o auto toque, precisamos despertar o desejo das mulheres de se tocarem, para conseguir descobrir se existe algo errado está acontecendo e assim a partir dali a gente consiga tomar todas as atitudes de saúde”.

Ainda de acordo com o secretário, mesmo com o encerramento da campanha, a casa da mulher da cidade e todas as unidades de saúde continuam auxiliando a população feminina para realizar exames e também esclarecer qualquer dúvida, “as nossas enfermeiras e toda a equipe básica de saúde, estão preparadas para auxiliar, seja para os exames ou até mesmo explicar a forma correta de fazer o autoexame”, destaca Otávio.

20161027_095618
O Secretário com as servidoras da área da saúde Foto: Bruna Miranda

Os participantes da caminhada saíram da Praça Philomeno Pereira Ribeiro em Muquiçaba às 9 horas e seguiram rumo a praça localizada na praia das castanheiras no Centro da cidade.

Comandando a caminhada estava um carro de som, onde a equipe das agentes comunitárias de saúde do bairro Itapebussu sul cantavam uma paródia da música “É preciso saber viver”, escrita por Roberto Carlos e Erasmo Carlos. A paródia foi composta pela agente Rita de Cássia Guimarães e tem como refrão a frase “Atitude é cuidar da saúde”.

Rita explica que para ela a música tem o poder de tocar a alma, de despertar o interesse das pessoas, “eu escolhi a melodia dessa música por ser conhecida, e já ter uma mensagem por si só. Eu escrevi a letra com o intuito de fazer um chamado, de mostrar como é importante cuidar da nossa saúde, e essa foi minha forma de participar e dar o meu alerta de uma forma poética”.

20161027_080329
Agentes comunitárias de saúde do Itapebussu sul Foto: Bruna Miranda

Durante a caminhada a animação prevaleceu e chamou atenção dos moradores da cidade. Além disso, também foram distribuídas camisas da campanha. Neste ano a campanha é em conjunto com o novembro azul, que começa no próximo mês e tem o foco em conscientizar os homens sobre a importância de fazer o exame para detectar o câncer de próstata.

Você pode Gostar de:

Musical “Meu Brasil Brasileiro” estreia em Guarapari

Uma viagem pela cultura e belezas das regiões brasileiras, representadas através das suas músicas e …