
Uma boa pedida para suas férias ou até mesmo um passeio no final de semana e seguir para a região do Caparaó. As paisagens convidativas já são vistas no percurso.
O clima ameno, as cachoeiras de águas cristalinas e a mata atlântica que envolve os vales e montanhas também são atrativos que encantam os visitantes. Um verdadeiro paraíso escondido, que aos poucos vai sendo descoberto.

As cachoeiras localizadas na divisa dos municípios de Iúna no Espírito Santo e Alto Jequitibá em Minas Gerais, há poucos quilômetros do Pico da Bandeira, são atrativas tanto para um mergulho, como se aventurar em algumas trilhas da região.
Para quem sai de Vitória no Espírito Santo, basta seguir pela BR 262, sentido Belo Horizonte e depois de passar o Trevo de entrada de Iúna, é só seguir alguns quilômetros, entrar a esquerda e começar a desvendar este paraíso da natureza.

Uma estrada de terra leva o turista até as cachoeiras. Pelo caminho você não consegue tirar o olho da natureza. Durante todo o percurso, você vai apreciando o local, conhece os costumes da região e o jeito de cada morador, que nos finais de semana se reúnem em uma das cachoeiras para passar momentos em família.
Sítio Zóios D’água
Na mesma estrada de terra, você terá a oportunidade de conhecer, o Sítio Zóios D’água. O local conta com restaurante com vista panorâmica para as corredeiras e a mata, quiosques para fazer churrasco e estacionamento.O espaço é muito agradável, organizado e atraente. Vale pena parar para tirar umas fotos e conhecer toda a estrutura a disposição do visitante.

Uma placa que marca a divisa dos estados do Espírito Santo (Iúna) e Minas Gerais (Martins Soares), chama a atenção de todos os turistas. De um lado da ponte você está em terras mineiras e de outro em terras capixabas. O ponto turístico é apreciado por quem passa pelo local e sempre vale a pena parar e fazer um registro.

Hidrolândia
Um dos atrativos da região é a Hidrolândia, um complexo de cachoeiras do Rio Brás, localizado no município de Iúna. O local recebe um grande número de pessoas da Grande Vitória.

O local conta com um bar simples, onde é servido almoço, bebidas, além de uma área para acampamento. Outra opção é fazer trilhas com guias. O atendimento e atenção do proprietário, é muito cativante.
Depois de sair da área de acampamento, você tem a opção de seguir para uma cachoeira, onde é possível mergulhar, pular das pedras e ainda contar com um balanço, para deixar seu salto mais radical.
A outra opção ainda na Hidrolândia e seguir uma trilha de uns 50 metros e chegar a outro ponto para mergulho. O verde da região, deixa o passeio mais agradável.

Seguindo viagem pela estrada de terra, a mesma que pegamos quando saímos da BR 262, passamos por outras cachoeiras a beira das estradas, às vezes passamos por pontes estreitas, onde o que mais se ver é a água.
Parque Cachoeira das Andorinhas
O Parque Cachoeira das Andorinhas, fica nos municípios de Alto Jequitibá em Minas Gerais e Iúna (ES). O viajante vai se impressionar pelo tamanho da estrutura do lugar. “ A curiosidade aqui é a seguinte, o Parque Cachoeira das Andorinhas, pessoal acha que é só Minas Gerais, e não é, é Alto Jequitibá de um lado e Iúna no Espírito Santo, do outro lado do rio que também pertence ao Parque Cachoeira das Andorinhas”, informou o gerente Paulo Alexandre. Ele que é do Rio de Janeiro e logo se apaixonou pelo lugar.

São 7 formações de piscinas naturais, Poço das Crianças, Poço da Piscina, Poço das Andorinhas, Poço Véu das Noivas, Ilha do Palmito, Poço da Concha e Poça da Pedra, todas disponíveis para mergulhar, nadar e passar o dia, além de outras menores para contemplar. Para todas as cachoeiras, existem trilhas com placas orientando o turista de como chegar a cada uma delas.

É cobrado uma taxa de R$ 12,50 por pessoa para entrar no local, com direito a um amplo estacionamento. No restaurante são servidas comidas da região, tudo muito limpo e organizado.

De acordo com o gerente do Parque, Paulo Alexandre, o valor cobrado é para manutenção do lugar, que pode ser visto no início da caminhada pelo parque. “ Tem bastante trilha para caminhar, para todas as idades, com brita 0, nós rebaixamos algumas áreas para ficar uma caminhada mais leve, é preservado aqui”, salientou o gerente.

Alexandre contou, que se o visitante quiser, pode utilizar um dos vários quiosques do local para fazer aquele churrasco. Só é permitido levar a carne, os acompanhamentos e bebidas devem ser adquiridos no local. “Nós fizemos os quiosques para que as pessoas não sujem o rio, não faça churrasco na beira do rio, nós temos churrasqueiras para colocar no gramado, tudo para não usar o rio para lavar a mão, deixar o seu lixo, é tudo fora do rio”, informou.

Tem até parquinho para as crianças e sorveteria. Uma das opções é visitar o mini zoológico, onde fica os avestruzes, cavalo e boi domesticados e fazer aquele passeio com a ajuda de um instrutor. O passeio pode ser feito por crianças e adultos e os animais são mansos.

O turista que chega no local pela primeira vez, tem uma sensação única de querer voltar outras vezes.
Informações: (32) 9 8406 9831 ou visite o site: http://parquecachoeiradasandorinhas.com/
Veja agora algumas imagens realizadas na região do Caparaó. Divirta-se e faça aquela programação nas suas férias.
Imagens e edição: Tell Miranda