terça-feira ,22 setembro 2020
Home / Geral / Cachoeiras na divisa do Espírito Santo atraem turistas pela beleza e tranquilidade

Cachoeiras na divisa do Espírito Santo atraem turistas pela beleza e tranquilidade

p_20161120_092546
Ao sair da BR 262, o acesso é através de uma estrada de terra em boas condições Foto: Tell Miranda

Uma boa pedida para suas férias ou até mesmo um passeio no final de semana e seguir para a região do Caparaó. As paisagens convidativas já são vistas no percurso.

O clima ameno, as cachoeiras de águas cristalinas e a mata atlântica que envolve os vales e montanhas  também são atrativos que encantam os visitantes. Um verdadeiro paraíso escondido, que aos poucos vai sendo descoberto.

parque-cachoeira-das-andorinhas-3
Parque Cachoeira das Andorinhas Foto: Tell Miranda

As cachoeiras localizadas na divisa dos municípios de Iúna no Espírito Santo e Alto Jequitibá em Minas Gerais, há poucos quilômetros do Pico da Bandeira, são atrativas tanto para um mergulho, como se aventurar em algumas trilhas da região.

Para quem sai de Vitória no Espírito Santo, basta seguir pela BR 262, sentido Belo Horizonte e depois de passar o Trevo de entrada de Iúna, é só seguir alguns quilômetros, entrar a esquerda e começar a desvendar este paraíso da natureza.

dsc_2053
A estrada é bem conservada e leva os viajantes até as cachoeiras Foto: Tell Miranda

Uma estrada de terra leva o turista até as cachoeiras. Pelo caminho você não consegue tirar o olho da natureza. Durante todo o percurso, você vai apreciando o local, conhece os costumes da região e o jeito  de cada morador, que nos finais de semana se reúnem em uma das cachoeiras para passar momentos em família.

Sítio Zóios D’água

Na mesma estrada de terra, você terá a oportunidade de conhecer, o Sítio Zóios D’água. O local conta com restaurante com vista panorâmica para as corredeiras e a mata, quiosques para fazer churrasco e estacionamento.O espaço é muito agradável, organizado e atraente. Vale pena parar para tirar umas fotos e conhecer toda a estrutura a disposição do visitante.

dsc_2069
Sitio Zóios D’água Foto: Tell Miranda

Uma placa que marca a divisa dos estados do Espírito Santo (Iúna) e Minas Gerais (Martins Soares), chama a atenção de todos os turistas. De um lado da ponte você está em terras mineiras e de outro em terras capixabas. O ponto turístico é apreciado por quem passa pelo local e sempre vale a pena parar e fazer um registro.

p_20161120_101132
Divisa dos municípios de Iúna e Martins Soares Foto: Tell Miranda

Hidrolândia

Um dos atrativos da região é a Hidrolândia, um complexo de cachoeiras do Rio Brás, localizado no município de Iúna. O local recebe um grande número de pessoas da Grande Vitória.

dsc_2094
Hidrolândia Foto: Tell Miranda

O local conta com um bar simples, onde é servido almoço, bebidas, além de uma área para acampamento. Outra opção é fazer trilhas com guias. O atendimento e atenção do proprietário, é muito cativante.

Depois de sair da área de acampamento, você tem a opção de seguir para uma cachoeira, onde é possível mergulhar, pular das pedras e ainda contar com um balanço, para deixar seu salto mais radical.

A outra opção ainda na Hidrolândia e seguir uma trilha de uns 50 metros e chegar a outro ponto para mergulho. O verde da região, deixa o passeio mais agradável.

dsc_2144
Hidrolândia Foto: Tell Miranda

Seguindo viagem pela estrada de terra, a mesma que pegamos quando saímos da BR 262, passamos por outras cachoeiras a beira das estradas, às vezes passamos por pontes estreitas, onde o que mais se ver é a água.

Parque Cachoeira das Andorinhas

O Parque Cachoeira das Andorinhas, fica nos municípios de Alto Jequitibá em Minas Gerais e Iúna (ES). O viajante vai se impressionar pelo tamanho da estrutura do lugar.  “ A curiosidade aqui é a seguinte, o Parque Cachoeira das Andorinhas, pessoal acha que é só Minas Gerais, e não é, é Alto Jequitibá de um lado e Iúna no Espírito Santo, do outro lado do rio que também pertence ao Parque Cachoeira das Andorinhas”, informou o gerente Paulo Alexandre. Ele que é do Rio de Janeiro e logo se apaixonou pelo lugar.

parque-cachoeira-das-andorinhas-2
Uma das piscinas naturais no Parque Cachoeira das Andorinhas Foto: Tell Miranda

São 7 formações de piscinas naturais, Poço das Crianças, Poço da Piscina, Poço das Andorinhas, Poço Véu das Noivas, Ilha do Palmito, Poço da Concha e Poça da Pedra, todas disponíveis para mergulhar, nadar e passar o dia, além de outras menores para contemplar. Para todas as cachoeiras, existem trilhas com placas orientando o turista de como chegar a cada uma delas.

dsc_2220
São 7 piscinas naturais para mergulhar, nadar e passear Foto: Tell Miranda

É cobrado uma taxa de R$ 12,50 por pessoa para entrar no local, com direito a um amplo estacionamento. No restaurante são servidas comidas da região, tudo muito limpo e organizado.

dsc_2265
Entrada principal do Parque Cachoeira das Andorinhas Foto: Tell Miranda

De acordo com o gerente do Parque, Paulo Alexandre, o valor cobrado é para manutenção do lugar, que pode ser visto no início da caminhada pelo parque. “ Tem bastante trilha para caminhar, para todas as idades, com brita 0, nós rebaixamos algumas áreas para ficar uma caminhada mais leve, é preservado aqui”, salientou o gerente.

paulo-alexandre
Gerente do Parque Cachoeira das Andorinhas Paulo Alexandre Foto: Tell Miranda

 Alexandre contou, que se o visitante quiser, pode utilizar um dos vários quiosques do local para fazer aquele churrasco. Só é permitido levar a carne, os acompanhamentos e bebidas devem ser adquiridos no local. “Nós fizemos os quiosques para que as pessoas não sujem o rio, não faça churrasco na beira do rio, nós temos churrasqueiras para colocar no gramado, tudo para não usar o rio para lavar a mão, deixar o seu lixo, é tudo fora do rio”, informou.

dsc_2245
O Parque conta com placas indicativas para facilitar o acesso a todos os pontos Foto: Tell Miranda

Tem até parquinho para as crianças e sorveteria. Uma das opções é visitar o mini zoológico, onde fica os avestruzes, cavalo e boi domesticados e fazer aquele passeio com a ajuda de um instrutor. O passeio pode ser feito por crianças e adultos e os animais são mansos.

dsc_2247
Uma das atrações é o Mini zoológico Foto: Tell Miranda

O turista que chega no local pela primeira vez, tem uma sensação única de querer voltar outras vezes.

Informações: (32) 9 8406 9831 ou visite o site: http://parquecachoeiradasandorinhas.com/

Veja agora algumas imagens realizadas na região do Caparaó. Divirta-se e faça aquela programação nas suas férias.

Imagens e edição: Tell Miranda

Tell Miranda

Jornalista e radialista

More Posts - Website

Você pode Gostar de:

Moto é furtada na Praia do Morro

Uma moto modelo Shineray fui furtada dentro de uma casa na rua Leblon na Praia …