A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), participa a formação de um ciclone classificado como Depressão Tropical às 9h da manhã do dia 23, com centro na posição geográfica 17ºS 036ºW, em alto-mar, nas proximidades da cidade de Porto Seguro (BA), com intensidade de ventos observados de até 46 km/h.
Seu deslocamento é previsto para a direção Sul e seus efeitos poderão ser sentidos no litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo, até o dia 26.

Caso a intensidade dos ventos observados venha a superar 61 km/h, o fenômeno será reclassificado como Tempestade Tropical “Iba”, expressão em tupi-guarani que significa “ruim”.
São esperados ventos fortes nas proximidades do litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo, podendo atingir 88 km/h em alto-mar, no setor Leste do ciclone, e 61 km/h junto à costa, durante todo o período de atuação do ciclone.

Há previsão de mar grosso a muito grosso, com alturas de ondas entre 3,0 e 4,0 metros em alto-mar e possibilidade de ocorrência de ressaca atingindo a costa entre Linhares (ES) e Porto Seguro (BA), com ondas entre 2,5 e 3,0 metros, estendendo-se ao Sul desse trecho até Vitória (ES) e ao Norte até Salvador (BA), com ondas de até 2,5 metros, entre os dias 23 pela manhã e 24 à noite.
A condição de tempo severo provocada por esse sistema ocorrerá principalmente em alto-mar, associada à chuva intensa.

Veja a transmissão ao vivo que realizamos na Praia do Morro neste domingo (24). As ondas atraíram muitos surfistas para o início da Praia. Clique aqui e veja.

Na Praia do Areia Preta no Centro da cidade, foram colocadas bandeiras vermelhas para sinalizar o perigo de entrar no mar. Clique aqui e veja.
A Praia do Meio a água chegou até o paredão durante a madrugada deste domingo. Uma lixeira ficou quase toda coberta de areia. Clique aqui e confira as imagens.
