Home / Geral / Vídeo: Guarapari comemora 125 anos de emancipação política com desfile cívico escolar na Joaquim da Silva Lima

Vídeo: Guarapari comemora 125 anos de emancipação política com desfile cívico escolar na Joaquim da Silva Lima

foto-3-bandeiras

Na manhã desta segunda-feira (19), aconteceu o desfile cívico escolar na Joaquim da Silva Lima no Centro de Guarapari e contou com a participação de várias escolas do município, polícia militar, corpo de bombeiros, a tradicional banda Lyra de Ouro, bandas marciais de Guarapari e cidades como Itapemirim, Serra e Atílio Viváqua.

“Esta é mais uma festa da cidade, um aniversário de município importante e a polícia militar, vai participar do desfile cívico escolar. A polícia militar sempre faz parte de todo e qualquer festejo que esteja nas cidades capixabas”, disse o Tenente Coronel do 10º Batalhão de Guarapari, Ronaldo Mutz.

policia

De acordo com Aspirante de Operações do Corpo de Bombeiros, Christ , a corporação trouxe para a avenida 5 carros e ainda duas viaturas históricas de Vila Velha.

O Jeep abriu o desfile dos bombeiros, além de uma viatura administrativa, que é usada na prevenção, uma viatura da defesa civil que faz parte do corpo de bombeiros e ainda um bote que é utilizado para a prevenção aquática e fiscalização de salva-vidas  e o carro para combater incêndios.

“Ela é uma viatura bem robusta, tem várias gavetas, um monte de material, ela suporta até 5 mil litros de água. O nosso desfile vai fechar com as 5 viaturas representando o trabalho do corpo de bombeiros”, informou o aspirante.

bombeiros

O prefeito de Guarapari Orly Gomes acompanhou todo o desfile no palanque oficial da festa com a presença de vários secretários e outras autoridades do município.

“ É motivo de muita alegria, estar comemorando 125 anos da cidade, mas neste desfile, nós queremos engrandecer, é um ato de civismo, um ato de passar para as crianças, os valores reais da vida, os valores dignos, os valores que formam um caráter, e neste sentido que estamos organizando este desfile pensando em prol destas crianças”, disse o prefeito.

palanque

Diferentemente do ano passado, este ano o desfile aconteceu pela manhã. O público não foi grande, mas que foi, gostou do que viu. O microempresário Ricardo Ramalho Gomes,58, morador de Guarapari, está presente todos os anos.

“ Desde que cheguei a Guarapari, há 30 anos, eu participo, está tudo perfeito, cheguei bem cedo, por volta das 7h30 para guardar o meu lugar”, contou.

ricardo
    Ricardo Ramalho Gomes

A diretora da escola Jorge Boueri Sobrinho, Ângela Ferraz, trouxe 30 alunos para o desfile, e contou que os alunos e professores abordaram o tema “como ler é descobrir, compreender e transformar”. Ela disse que toda representação no desfile, é para mostrar o quanto é ser importante, amigo e ter respeito.

“ É conquistar a cidadania através da leitura que transforma o cidadão. Aproveitamos a nossa mostra literária e continuamos com a nossa leitura e trouxemos para a avenida”, salientou Ângela Ferraz.

angela-ferraz
Ângela Ferraz com alunos e professores

Para a diretora da escola Ana Busato de Atílio Vivácqua, Helen Castorina Barista Torres, é sempre gratificante participar de uma festa como esta.

“ A nossa banda, é uma banda de tambor, que nós denominamos de corporação musical Ana Buzato, nós vamos apresentar um “Baiãozinho”, e muita alegria que nós trouxemos, muita animação”.

 

helen-castorina-batista-torres

  Helen Castorina Batista Torres de Atílio Vivácqua

Imagens: Eduardo Miranda

Edição e fotos: Tell Miranda

Tell Miranda

Jornalista e radialista

More Posts - Website

Você pode Gostar de:

Suspeito de assalto é detido por populares em Guarapari

Um homem foi detido por populares e depois pela Polícia Militar no Parque Areia Preta …