sexta-feira ,22 fevereiro 2019
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Uso excessivo de smartphones pode gerar graves problemas de saúde

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O celular deixou de ser utilizado apenas para receber e fazer ligações, ele se tornou um aparelho utilizado para diversas funções principalmente para usar a internet. Os jovens são os principais usuários, passam várias horas do dia grudados nos smartphones, as mãos não param de rolar a tela nas redes sociais e digitar mensagens nos aplicativos de conversa, mas será que essa prática pode resultar em problemas de saúde?

Segundo Daiany Ricieri, fisioterapeuta e proprietária da Posturart, o uso excessivo ou incorreto tanto dos smartphones, tablets e notebooks, pode provocar dores no pescoço, cabeça, ombros, região das escapulas e trapézio superior, braços, mãos e dedos, principalmente o polegar, por conta do excesso de digitação. Nos casos mais graves, pode provocar dor lombar e a disfunção temporomandibular (DTM), que é uma dor e comprometimento dos movimentos da articulação da mandíbula e dos músculos ao redor da região.

As  complicações mais comuns são: pelo excesso de digitação pode causar a mialgia (dor nos músculos das mãos). Depois, ela pode evoluir para a artrite (inflamação da articulação do polegar), pode se tornar uma tendinite com a inflamação dos tendões do polegar. Já as lesões causadas pelo tempo excessivo segurando esses aparelhos com a cervical em flexão são: dores na região das escapulas, ombros podendo ou não passar pelos membros superiores, pescoço e ainda provocar dor de cabeça”, explica Daiany.

Ela ainda destaca que é preciso buscar ajuda de um médico e um fisioterapeuta para avaliar e tratar sua lesão de acordo com a individualidade de cada pessoa e assim prevenir o agravamento do problema, caso apareça qualquer sintoma nas regiões citadas, como: dor, formigamento, queimação, diminuição de força e diminuição de sensibilidade.

“Devemos ressaltar que a atitude mais importante a ser tomada é pensar em prevenção para essas lesões. Uma vez que os sintomas apareceram já é sinal de comprometimento e lesão instalada das estruturas que sustentam e executam as funções dos membros superiores”, explica a fisioterapeuta.

A postura adotada durante a utilização dos smartphones, é a cabeça projetada para a frente, que pode gerar estresse na coluna. Com o tempo pode desgastar os músculos e articulações do pescoço e costas, até chegar a um ponto mais grave que seja necessária uma cirurgia, de acordo com um novo estudo americano publicado na Surgery Technology International, estima-se que as pessoas estejam adicionando 27 kg no pescoço toda vez que abaixam para olhar o celular.

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Dicas da fisioterapeuta para o posicionamento e utilização do celular:

–  Pausas de uma em uma hora são as principais medidas que ajudam a manter o autocuidado para utilizarmos os aparelhos eletrônicos.

Quando utilizar o smartphone apoie com uma mão e mexa com a outra as funções do aparelho. Mexa no aparelho hora com uma mão hora com a outra. Em pé ou sentado, os cotovelos devem ser mantidos sempre junto ao corpo.

Outra dica é acionar o chamado T9, sistema de texto previsível dos celulares, para economizar esforço na digitação.

Evite utilizar o aparelho quando estiver andando a pé na rua. Dentro do carro somente utilizar o aparelho quando não estiver dirigindo e se precisar utilizar o aparelho dirigindo, pare e estacione o carro, é mais seguro.

Utilizar o tablet sobre a mesa e com um suporte para não manter a cabeça e pescoço anteriorizados.

  Utilize o tablet para a leitura desde que bem posicionado a coluna na cama, sofá ou na cadeira e não permaneça por mais de uma hora na mesma posição.

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Fisioterapeuta Daiany Ricieri dá dicas sobre como evitar problemas de saúde devido ao uso excessivo do celular

Dicas para a evitar dores na coluna:

Não existe uma postura correta para passar longos períodos em uso contínuo desses aparelhos eletrônicos, e para prevenir dores na coluna as recomendações são simples e muito importantes.

– Não permaneça por mais de 30 minutos  na mesma posição.

 – Faça intervalos de 1 em 1 hora de uso desses aparelhos durante o dia ou durante a leitura .

 – Pratique uma atividade de fortalecimento muscular com bom acompanhamento e regularidade.

Para finalizar Daiany aconselha que o mais importante é todos ficarem ligados, não devem esperar aparecer um problema para seguir essas dicas, principalmente é preciso começar a dar pausas durante a utilização desses aparelhos. Buscar uma atividade física é muito importante também, “vamos prevenir e o usar o bom senso para evitar problemas futuros”.

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