Home / Geral / Gramado: Uma cidade talhada para o turismo

Gramado: Uma cidade talhada para o turismo

foto7-gramado-portal

Ao cruzar o portal de entrada da cidade de Gramado, o turista de primeira viagem entra num lugar difícil de definir. Dona de uma arquitetura com forte influência italiana e alemã, os casarios, restaurantes e hotéis impressionam pela beleza, charme e sofisticação.

A sensação que deve tomar de assalto qualquer visitante é a seguinte: “Estou em outro país!”.  Milimetricamente organizada e extramente limpa, a cidade vive e respira turismo o ano inteiro. Também pudera, 90% da renda do município vem do turismo. E a importância do setor é uma questão levada à sério desde cedo.

No currículo escolar da rede púbica há uma disciplina de turismo. Nela, os alunos aprendem, já na infância, sobre a importância do turismo para a economia e o desenvolvimento do município, que é considerado o maior polo turístico do Rio Grande do Sul. Por ano, a cidade recebe cerca de 2,5 milhões de turistas.

foto-8-lagoa

Gramado só tem 61 anos de emancipação política, o que torna o exemplo de turismo de excelência, conquistado com sucesso pela cidade gaúcha, ainda mais impressionante. Como pode um município tão novo alcançar um tipo de turismo almejado por inúmeras cidades brasileiras, caso de Guarapari?

Em qualquer dia da semana, o visitante sempre vai ser recebido com um largo sorriso no rosto seja em parques, bares, restaurantes, hotéis, museus, feiras de artesanato e nos ônibus de turismo (Bus Tour) que circulam por Gramado e Canela.

foto4

A cidade é pequena e a segurança é outro ponto que merece atenção. Dá para andar tranquilamente a pé durante o dia e à noite sem aquela desagradável sensação de insegurança que ronda a maior parte do país. Sem sobra de dúvida, o único ponto negativo da cidade é o custo. Gramado é uma cidade cara, mas o serviço oferecido é compatível com o preço.

A cidade conta com uma séria de eventos ao longo do ano. Em agosto, acontece o tradicional Festival de Cinema de Gramado. Tem também o Natal Luz, em dezembro, além de outros eventos como a Festa das Hortênsias e o Chocofest.

Também merecem destaque atrações turísticas como o Museu de Cera Dreamland, Harley Moto Show, Hollywood Dream Cars, Salão do Super Carros, a fábrica de chocolates Caracol e o belo Lago Negro.

foto3

Em qualquer época do ano, Gramado é, sem dúvida, uma cidade para se encantar e se apaixonar.

Com informações de Carlos Souza

Fotos: Carlos Souza

 

 

Você pode Gostar de:

Homem de “saidinha” é detido com porte ilegal de arma de fogo

Um homem de 22 anos foi detido pela Força Tática na noite de sexta-feira (12), …